No último dia do mês de abril, 17 novos casos de covid foram registrados em 24 horas no município de Goianésia do Pará. A situação é preocupante e o município segue classificado com bandeiramento vermelho. Pelo boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde, 29 pessoas evoluíram a óbito.
Desde o início da crise sanitária, o município localizado na região sudeste do estado, já registrou 1.398 casos, destes 1.361 recuperados. Foram transferidos 33 pacientes para os hospitais de Belém, Marabá e Tucuruí.
Dentre as estratégias para combater o coronavirus, a prefeitura instalou a Unidade de Atendimento ao Covid-UAC, espaço destinado aos casos decorrentes da pandemia, com atendimento de mais de 300 pacientes, sendo que o local já foi ampliado e aumentou de 14 para 20 a oferta de leitos.
O Governo do Estado enviou ao município 20 cilindros de oxigênio, além da primeira remessa com 4.414 doses de vacinas que foram aplicadas em 3.136 moradores acima de 60 anos, além dos trabalhadores da área da saúde, sendo a primeira parte da imunização. O município segue com calendário de vacinação com seis equipes volantes e uma fixa.
Goianésia do Pará está classificado com bandeiramento vermelho com risco alto e, por conta do surgimento de casos recentes, a prefeitura divulgou decreto com medidas sanitárias mais rígidas para conter a disseminação do vírus entre as quais, proibição de qualquer tipo de evento com aglomeração, além de multa para o cidadão flagrado sem o uso da máscara.
Um dos fatores apontados para prevenção em saúde pelo prefeito pastor Davi – MDB, é a localização geográfica do município sempre com grande fluxo de veículos no corredor da PA-150 que interliga as regiões sul e sudeste do estado, além das paradas obrigatórias para embarque e desembarque de passageiros dos ônibus das linhas intermunicipais e vans.
Fonte: Prefeitura de Goianésia do Pará