quarta-feira, 15 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governador assina termo de cessão do hospital municipal de Ourilândia para a prefeitura

Com o termo assinado, a Prefeitura de Ourilândia do Norte recupera a gestão total do hospital. Helder pediu urgência à Vale para construção do hospital regional.
O hospital municipal de Ourilândia do Norte Jadson Pesconi (Foto: Fato Regional)

O hospital municipal de Ourilândia do Norte Jadson Pesconi novamente será administrado diretamente pela prefeitura. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou o termo de cessão do espaço, que havia sido doado ao Governo do Estado, em dezembro de 2020, por conta de uma lei municipal. Agora, o prefeito Dr. Júlio César (Avante) e o vice Alessandro Machado (Avante) terão autonomia para fazer diversas intervenções que a instituição precisa para melhor atender ao povo ourilandense.

A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (12). Helder publicou um vídeo, ao lado do deputado Gustavo Sefer (PSD), que ajudou na solução da questão. A lei do ano passado deveria ter sido apenas para doar um terreno próximo ao Jadson Pesconi, onde será construído o Hospital Regional do Carajás. Só que a lei também entregou a área do hospital municipal ao Estado.

Em janeiro deste ano, quando Dr. Júlio e Alessandro assumiram a prefeitura, o hospital não era mais do município. Por isso, ficou sete dias fechado. Foi necessário que a Câmara Municipal de Ourilândia do Norte se reunisse, a pedido dos novos gestores, para autorizar a reabertura emergencial, evitando que a população fosse prejudicada. Desde então, o prefeito e o vice vinham tentando encontrar uma solução.

Essa demanda pelo hospital se tornou mais urgente ao passo que a pandemia de covid-19 voltou a se intensificar. A Vale doou à Prefeitura de Ourilândia seis ventiladores pulmonares (respiradores). Os equipamentos estão entre os melhores disponíveis no mercado e custaram cerca de R$ 1 milhão. Seis leitos de UTI exclusivos de atendimento a covid-19 poderiam ser abertos, mas precisavam de obras para abrigar esses leitos. E a prefeitura, até então, não podia fazer. Com o termo de cessão, os serviços já poderão começar.

 

O governador Helder Barbalho e o deputado Gustavo Sefer, durante a assinatura do termo de cessão do Jadson Pesconi à prefeitura de Ourilândia. (Foto: Reprodução)

 

“Este é um compromisso com a cidade de Ourilândia, para que retorne ao domínio da prefeitura essa estrutura municipal de saúde; que garanta com que a gestão do município possa dar andamento aos serviços do hospital e possa cumprir com a missão de salvar a nossa população. O município deve e pode continuar cuidando da saúde municipal. E sempre poderá contar com o Governo do Estado para servir e salvar a vida da população de Ourilândia”, declarou o governador.

Após a assinatura, Gustavo Sefer agradeceu a atenção do governador. “Em nome da população de Ourilândia, queria agradecer que, em menos de 30 dias, a Sespa, a Seplad e a PGE cuidaram de toda a documentação. E nesse momento de tanta preocupação com a área da saúde, em todo o Pará, essa agilidade será fundamental. Agradeço o pedido do prefeito Júlio e da secretária de Saúde Janaína. E parabenizo o empenho do governo do estado em priorizar sempre a saúde da nossa gente”, disse.

Hospital Regional do Carajás

Ao final, Helder Barbalho ressaltou que agora, com a situação do hospital municipal resolvida, não há mais nenhum entrave para o início das obras do Hospital Regional do Carajás, que será construído em parceria com a Vale.


“Lembrando que o Governo do Estado tem o compromisso, inclusive, já assinado com a Vale, para construir o hospital regional da PA-279. O projeto já está pronto. Nesse momento, estamos cobrando da companhia que possa iniciar, o quanto antes, as obras, para que, efetivamente, possamos dar à toda a PA-279 uma grande estrutura regional, com mais de 100 leitos, que servirão para salvar vidas e encurtar os serviços de saúde em toda essa região”, concluiu o governador do Pará.

(Da Redação Fato Regional)