O governador Helder Barbalho e a secretária de Estado de educação, Leila Freire, inauguraram a Escola Estadual ‘Raimundo Ribeiro da Costa’ na manhã deste sábado (26), em Oeiras do Pará, nordeste do Estado. Helder visitou as novas dependências da unidade de ensino, que passou por obras de reforma e ampliação com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de aproximadamente R$ 3 milhões.
Esta é a 24ª unidade de ensino entregue pelo Governo do Estado, somente este ano. A reestruturação beneficia cerca de Mais de 1,2 mil estudantes do Ensino Médio Some Regular, Ensino Médio Regular e Projeto Mundiar. Segundo a Secretaria de Educação, Leila Freire, as melhorias não serão apenas na estrutura das escolas, mas também no processo didático-pedagógico. Ela anunciou a chegada de mais professores ao município. A atual gestão pretende requalificar o ensino no Estado.
O momento foi marcado pelo asteamento da bandeira do Pará com a presença da Fanfarra Mestre Olinto e da Banda instrumental de estudantes do município que executaram os hinos do Pará e do Brasil. O governador aproveitou a ida ao município e cumprimentou a estudante de Oeiras do Pará, Sarah Moreira que venceu recentemente o concurso de redação do Ministério Público do Pará, concorrendo com mais de 10 mil alunos de todo o Estado.
“Esta escola foi inaugurada em 1985 pelo então governador Jader Barbalho e depois disso não recebeu nenhuma melhoria. Portanto é uma realização pessoal e uma felicidade administrativa reinaugurar esta escola, que agora ganhou laboratório, sala de leitura, de informática e toda a estrutura que merece”, disse o governador.
Também compareceram à entrega da Escola, o secretário de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima; o deputado federal, José Priante; os deputados estaduais, Luth Rebelo, Orlando Lobato, Beto Faro e Gilvandra Faro.
ESPAÇOS
Com a reforma e ampliação, a escola estadual passa a ter sete salas de aula, quadra poliesportiva coberta e bicicletário. Um dos espaços mais importantes da unidade, o bloco pedagógico, passa a contar com biblioteca, laboratório multidisciplinar e laboratório de informática com internet, um sonho antigo dos estudantes. Ana Paula Sousa, estudante do 3° ano da escola Raimundo Ribeiro ficou impressionada com a mudança. “Estou muito feliz porque a gente tem uma escola melhor com mais banheiros. Está tudo mais organizando e bonito, algo que nós já pedíamos há muito tempo”, disse a estudante.
Outro espaço que a escola adquiriu foi o de Convivência que, agora, passa a dispor de cozinha, despensa, sala de triagem/lavatório, áreas de lavagem e de serviço, e refeitório coberto para melhor conforto da comunidade. Já o Bloco Administrativo, que funcionava em um outro prédio, agora está integrado a escola, com sala de coordenação pedagógica e de professores, arquivo, secretaria, diretoria e banheiros convencionais e adaptados para pessoas com deficiência.
Fonte: Agência do Pará