sexta-feira, 29 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

ASSISTA: Governador garante que Pará tem plano estadual de vacina contra a covid-19

Helder afirma que plano nacional será seguido se for benéfico ao estado. Porém, o plano estadual pode ser seguido se necessário.
Governador Helder Barbalho com a vacina Butantan-Sinovac, chamada de CoronaVac, (Foto Reprodução / Twitter de Helder Barbalho)

O governador Helder Barbalho vai participar de um encontro com o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (8), para discutir o plano nacional de imunização contra covid-19. Será em Brasília (DF), às 11h, e terá a participação de todos os governadores e do ministro da pasta, Eduardo Pazuello. Ele adiantou, em pronunciamento nesta segunda (7), que o Pará tem um plano estadual de imunização. Contudo, a autoridade do Ministério da Saúde será respeitada enquanto garantir acesso à vacina para todo o Brasil. Se necessário, o Estado agirá sozinho isoladamente.

“Teremos essa audiência para tratar do plano nacional de imunização, para saber qual o calendário e quais as ações que estão sendo pensadas, para que possamos sinalizar à população a vacinação esperada por todos. Também iremos a São Paulo, para assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan e sinalizar, caso haja disponibilidade e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o acesso à vacina pelo plano estadual de imunização, que será divulgado nos próximos dias”, declarou o governador.


O Instituto Butantan, junto à farmacêutica Sinovac, estão desenvolvendo a vacina CoronaVac, que recebeu amplo apoio do Governo do Estado de São Paulo, que já anunciou que começa a vacina a população paulista a partir de 25 de janeiro. É a vacina que até agora se saiu bem em todos os testes e etapas, com mais de 95% de confiabilidade e os mais leves efeitos colaterais, que se limitaram a um pouco de sonolência e dor no local da aplicação.

(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)