O Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) teve uma reunião estratégica sobre a COP 30, nesta quarta-feira (24), com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (Cidades). Os representantes do Governo Federal estiveram em Belém para acompanhar as obras sendo desenvolvidas na capital para receber o evento global sobre mudanças climáticas no ano que vem. O secretário extraordinário da COP 30, Valter Correia da Silva, também esteve presente.
Foram visitadas as obras do Parque da Cidade, Mercado São Brás, Estação das Docas, Nova Doca, entre outros pontos. Os ministros, o secretário, o governador e a vice-governadora, Hana Ghassan (MDB) também analisara, num encontro fechado, todos os planos para que a reunião anual de signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima possa ocorrer na capital do Pará e representando a Amazônia, um dos principais temas da COP.
“A COP vai acontecer no Brasil, em Belém, com a absoluta qualidade. Não restam dúvidas que nós teremos equipamentos de qualidade funcionando, com serviços de qualidade, para oferecer a todos que vierem do mundo inteiro. Tenho certeza que nós vamos superar outras COPs já realizadas”, declarou o ministro Rui Costa.
A COP 30 será um momento para os países membros da ONU possam analisar, avaliar e rever as metas de emissão de gases causadores do efeito estufa e medidas de contenção. No Pará, a expectativa é de reforçarem o comprometimento em zerar as emissões até 2035.
Também chamada pelos governos estadual e federal como “COP da Floresta”, o evento, em 2025, será a oportunidade para que líderes mundiais possam refletir sobre o futuro e as comunidades tradicionais da floresta se manifestem sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de desenvolvimento para a região.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Pará registra abertura de cerca de 42 mil empresas durante o primeiro semestre de 2024
- Cacau de Tucumã tem estabilidade na penúltima semana de julho; mercados nacional e local têm alta de preços
- Arroba do boi gordo apresenta estabilidade no Brasil e no Sul e Sudeste do Pará; veja cotação em Tucumã, São Félix do Xingu, Redenção e Água Azul do Norte
- Parauapebas: Polícia investiga estupro de uma menina de 13 anos; três jovens foram denunciados
- Ex-professor de Jiu-Jitsu em Redenção é preso por suspeita de estupro de vulnerável
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!