O governador Helder Barbalho (MDB) confirmou, nesta segunda-feira (20), que a inauguração da ponte Francisco Torres de Paula, sobre o rio Fresco, será inaugurada na primeira semana de julho deste ano. O anúncio foi feito após reunião com o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), o deputado estadual Torrinho (MDB) e o chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes.
“Combinei com o João Cleber e o Torrinho que agora, no mês sete, estaremos inaugurando a ponte sobre o rio Fresco. Uma obra histórica e fantástica. Foi um pedido que o João fez, junto com o Torrinho, que vai trazer desenvolvimento para essa região. Uma das obras mais importantes da história de São Félix do Xingu e que está ficando pronta para essa população querida”, declarou o governador.
Ainda na reunião, o governador confirmou a assinatura dos convênios nº39/2024 (quadra de esportes da Taboca) e o convênio nº 40/2024 (quadra de esportes do Nereu), que somam mais de R$ 1 milhão em investimentos no esporte e lazer dos dois distritos. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e já devem iniciar em breve. Os espaços também vão garantir oportunidades para reuniões e eventos comunitários.
Para o prefeito João Cleber, são grandes notícias para São Félix do Xingu. A ponte trará integração entre a Taboca e a cidade, dando mais mobilidade à população e fortalecendo a economia local, ao permitir o escoamento da produção agropecuária. Já as quadras aumentarão as oportunidades de esporte, lazer, eventos e fortalecer o senso comunitário da Taboca e do Nereu.
“A ponte sobre o rio Fresco, que recebeu o nome de Francisco Torres de Paula, meu pai e pai de Torrinho, é um sonho que se torna realidade para São Félix do Xingu e principalmente a população da Taboca. E as quadras vão garantir espaços para que toda a comunidade dos distritos da Taboca e do Nereu possam aproveitar várias possibilidades. Minha gratidão ao governador Helder Barbalho e deputado Torrinho pelo empenho que garantiu a realização dessas importantes obras para nosso município”, concluiu o prefeito João Cleber.
A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- STF marca conciliação entre Mineração Onça Puma e Governo do Pará para dia 27 de maio
- Receita Federal alerta sobre golpe aplicado contra prefeituras após ocorrência no Paraná
- ARTIGO: ‘Agropecuária não pode ser catástrofe, nem energia provocar desindustrialização’, por Ivo Pugnaloni
- EroBrasil lista ações de recuperação e conservação do solo no Pará, no Mato Grosso e na Bahia