sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo cria projeto que fará reparação salarial aos militares do Pará

Durante muitos anos, o soldo dos praças estava defasado e com valores abaixo do salário mínimo.
O PL que trata sobre a remuneração de servidores militares foi tratado inicialmente com a PM e o CBM. Em seguida, encaminhado para análise técnica, orçamentária e financeira na Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). Foto: Marcio Ferreira (Agência Pará)

O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou, na última segunda-feira (22), um projeto de lei (PL) que propõe a equiparação dos soldos dos praças policiais militares e bombeiros ao salário mínimo vigente. Mais de 17 mil militares serão beneficiados com o PL.

“Neste momento, estamos priorizando aqueles que estão na base da corporação, que ao longo do tempo viram seus diretos achatados, o Estado tem a obrigação de recompor esta realidade, de pagar esta dívida histórica e de valorizar estes trabalhadores que servem e doam suas vidas por nós”, declara o governador Helder Barbalho.

Caso aprovado o PL, 70% do efetivo dos militares das corporações da PM e dos Bombeiros serão beneficiados: 3.025 soldados; 6.941 cabos; 2.748 terceiros sargentos; 2.313 segundos sargentos, 1.146 primeiros sargentos; 735 subtenentes e 217 aspirantes.


“Todo o ano tem um aumento para a categoria, mas pela primeira vez houve um aumento substancial que conseguisse equiparar o soldo dos praças ao salário mínimo, esse é o grande diferencial. Hoje, o soldo do soldado é R$ 880 e vai passar para R$ 1.100, sendo que a remuneração é formada pelo soldo e as gratificações, que são percentuais que incidem em cima do soldo. Quando o soldo aumenta, aumenta também toda a remuneração do policial”, acrescenta o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

(Com informações da Agência Pará)