sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo do Pará busca apoio político com os Estados Unidos para aquisição de vacinas contra covid-19

A embaixada americana sinalizou positivamente a articulação junto ao presidente Joe Biden, tendo em vista que todos os estadunidenses adultos sejam vacinados até maio.
(Foto: Jader Paes / Agência Pará / Arquivo)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), solicitou ao embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Todd Chapman, apoio aos estados da Amazônia na articulação para compra de vacinas contra covid-19. O pedido foi feito na reunião dos estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal,

“Nós não estamos pedindo vacina. Nós estamos pedindo o apoio político, institucional para que os Estados Unidos nos ajudem a comprar vacina e, com isso, garantir que possamos proteger a nossa população. Esse é o apelo que lhe faço: olhem pelos amazônidas e ajudem a salvar a nossa população com a mesma dimensão da preocupação que os Estados Unidos têm para salvar a floresta, em face da importância da Amazônia para o clima do planeta”, disse Helder.

O apelo foi reforçado por todos os governadores que integram a Amazônia Legal: Gladson Cameli (Acre), Waldez Góez (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).

 

Imagem da videoconferência do Consórcio da Amazônia, enquanto Helder conversava com Todd Chapman (Foto: Marco Santos / Agência Pará)

 

A embaixada americana sinalizou positivamente a articulação junto ao presidente Joe Biden, tendo em vista que todos os estadunidenses adultos sejam vacinados até maio.

“O presidente Biden se comprometeu que antes, do final de maio, vamos poder oferecer vacina para todos os adultos nos EUA, o que significa que vai sobrar e nós estamos completamente abertos a oferecer vacina para o mundo. Queremos trabalhar com vocês e cumprir com as normas legais do país, e que as empresas possam diretamente negociar com os estados no momento certo. Entendo que essa é a prioridade dos governadores é a saúde de sua gente. Vamos fazer isso como parte do diálogo do governo americano com a embaixada, junto com os seus governos estaduais.”, afirmou o embaixador Chapman.


Desde o início do ano, o governador Helder Barbalho segue conversado com os institutos e empresas que fabricam imunizantes, mas por enquanto não há vacina disponíveis no mercado para compra emergencial. No início desta semana, o governador visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V, que no Brasil será fabricada pela União Química.

(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)