Governo do Pará capacita mais de 60 profissionais em Xinguara para reforçar proteção às mulheres

Ação do programa Pró-Mulher Pará envolveu órgãos de segurança, justiça e assistência social para ampliar a rede de acolhimento e combate à violência de gênero.
A formação foi conduzida pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) e pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), ambos vinculados à Segup. (Fotos: Agência Pará)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), promoveu, nesta terça-feira (26), a capacitação de 62 profissionais para atuação no programa Pró-Mulher Pará, em Xinguara, sul do Pará.

A formação foi conduzida pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) e pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), ambos vinculados à Segup.

O curso ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, e reuniu representantes de diferentes órgãos da rede de proteção e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, como o Conselho Municipal da Mulher, Coordenadoria Maria do Pará, Cras, Creas, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura de Xinguara, além das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social e do Tribunal de Justiça do Estado.

Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, a iniciativa representa um avanço significativo no enfrentamento à violência doméstica e de gênero no Pará.

Com a ação, o Governo do Estado reforça o compromisso de ampliar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, unindo segurança pública, justiça e assistência social em favor de um atendimento mais eficiente e humanizado. (Foto: Agência Pará)

“Estamos constantemente trabalhando de forma integrada para garantir que as vítimas tenham acolhimento, proteção e justiça. A qualificação de profissionais em todo o Estado é essencial para assegurar um atendimento especializado e humanizado”, destacou.

Durante a capacitação, foram discutidas questões neuropsicológicas que explicam por que muitas vítimas permanecem no ciclo de violência, além de estratégias práticas para fortalecer o atendimento e o apoio no processo de rompimento dessa situação.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Rural de Xinguara, Greykiulla Soares, ressaltou a importância de levar a segurança pública também ao campo.

“Estamos, junto com a assistência social, elaborando projetos e cursos profissionalizantes para valorizar as mulheres do meio rural. Queremos mostrar que o brilho delas está na autoestima e na importância da agricultura familiar, responsável por mais de 70% da alimentação que chega à mesa dos paraenses”, afirmou.

Com a ação, o Governo do Estado reforça o compromisso de ampliar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, unindo segurança pública, justiça e assistência social em favor de um atendimento mais eficiente e humanizado.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais