O Governo do Pará reafirmou a importância do derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, classificando a obra como estratégica para impulsionar a economia regional e modernizar a infraestrutura logística do país.
Para garantir a execução do projeto, o Estado enviou ofício ao governo federal e ao Ministério do Meio Ambiente, destacando que a obra já possui licença ambiental concedida pelo Ibama e atende a uma demanda histórica da região.
O projeto abrange o trecho entre Marabá e Barcarena, onde a Hidrovia Tocantins-Araguaia poderá transportar de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano, retirando até 500 mil viagens de caminhão das rodovias.
Além de reduzir acidentes e aliviar o tráfego, o modal hidroviário é até 20 vezes menos poluente que o transporte rodoviário e pode diminuir em até 30% os custos logísticos para produtores e exportadores.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho ressaltou que o Estado trabalhou para garantir o licenciamento da obra, viabilizando a navegabilidade plena do rio Tocantins.
Ele também reafirmou posição contrária à criação de uma nova área de proteção ambiental na região, que poderia comprometer o projeto.
“O Pará acredita que é possível conciliar preservação ambiental com desenvolvimento econômico. A Hidrovia Tocantins-Araguaia representa uma alternativa logística mais sustentável, competitiva e capaz de gerar oportunidades para a nossa população. Precisamos garantir segurança jurídica para que o Pará e o Brasil avancem de forma equilibrada na modernização da infraestrutura e na proteção do patrimônio natural”, afirmou Helder Barbalho.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).
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