O Governo do Pará, em parceria com a JBS, segue com mutirões de atendimento para regularização ambiental de pequenos, médios e grandes produtores rurais e agricultores familiares. A iniciativa Escritórios Verdes, promovida pela empresa multinacional de alimentos, busca levar a regularização ambiental e requalificação comercial gratuitamente. As ações seguem até 26 de abril, em oito municípios paraenses.
Desde o dia 2 já foram feitos atendimentos em Marabá, Castanhal, Paragominas e São Geraldo do Araguaia. A partir do dia 12, a ação será nos municípios de Santana do Araguaia, Itupiranga, Cumaru do Norte e Parauapebas. A iniciativa vai promover, por exemplo, a validação e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Para participar, basta procurar o ponto de atendimento no município, nos endereços e dias que constam no cronograma. É preciso levar documentos pessoais (CPF, RG e Comprovante de Residência), Registro de Beneficiário do Incra (para produtores assentados), Certificado de Agricultura Familiar (CAF) e o Relatório de Georreferenciamento do Imóvel Rural (GEO, que ajuda, mas não é obrigatório).

Desde que foi criado, em 2021, o programa Escritórios Verdes prestou assistência no Pará a 58 projetos de regularização ambiental de pequenos produtores rurais que desejavam voltar ou serem inseridos na cadeia de produção da pecuária no estado. Isso representa um total de 1.241 propriedades regularizadas em quatro anos em diversas cidades, que somam uma área de 2.708 hectares de vegetação nativa em recomposição no Pará.
No Brasil, já são mais de 15 mil propriedades rurais que receberam consultoria e apoio técnico, e mais de 6 mil hectares, o equivalente a 8 mil campos de futebol, destinados à recuperação florestal.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!