Governo do Pará garante investimentos de infraestrutura para o sudeste do Estado

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), assinou, nesta terça-feira, 14, diversos convênios para municípios da Região de Integração do Araguaia. O ato de assinatura contou com a presença do governador Helder Barbalho e do secretário de Obras do Estado, Ruy Cabral. O chefe do executivo estadual destacou a parceria com as prefeituras e os investimentos que asseguram melhorias para os moradores em vários segmentos.

“Muito feliz de poder voltar à Redenção, hoje, iniciando obras de pavimentação de ruas, infraestrutura também para as estradas vicinais, investimento na cidade e no interior, e regularização de lotes urbanos no setor Bela Vista, no setor São José, no setor Serrinha. São cerca de 1.800 títulos definitivos para estes bairros que há muito tempo aguardavam esse momento e fruto da parceria com a Prefeitura de Redenção nós podemos estar realizando o sonho dessa gente. Também estamos liberando recursos para equipamentos de hospitais municipais, e a melhoria da a infraestrutura hospitalar das cidades, com isto garantindo atendimento de qualidade perto de onde as pessoas moram, assegurando que os hospitais regionais possam ser uma retaguarda para salvar vidas e cuidar da população. Além disso, vários convênios com o município Cumaru, dentre eles a reforma do hospital municipal, estradas, asfalto no município, apoio para que nessa parceria a gente possa avançar e desenvolver por Cumaru”, disse Helder Barbalho.

Assinatura em Bannach – Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Entre os convênios assinados estão estão a pavimentação em bloquetes de vias urbanas para o município de Floresta do Araguaia, pavimentação em bloquetes sextavados de ruas e avenidas e urbanização de vias urbanas com drenagem e pavimentação para o município de Bannach; Serão pavimentadas, também, em bloquetes, ruas da travessa Cruz e Souza em Rio Maria. Outro município que será beneficiado com os serviços de pavimentação é Cumaru do Norte. Através desses convênios, o Estado irá proporcionar mais infraestrutura urbana e desenvolvimento para os municípios do interior do Pará, além de proporcionar qualidade de vida para a população da região.

A prefeita de Rio Maria, Márcia Ferreira, destaca que a parceria com o governo do Estado é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos municípios. “A relação harmoniosa entre o município e Estado é muito importante, pois é uma peça fundamental porque sem o governo não há condição de trabalhar, sabendo que os nossos municípios são pequenos e a arrecadação é pouca, então precisa dessa parceria com o Estado”, disse a gestora.

Assinaturas do município de Cumaru – Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

O município de Xinguara receberá a construção de 13 pontos de ônibus que tem a finalidade de atender mais de dois mil trabalhadores que são usuários do transporte viário e que necessitam, diariamente, se locomover pela cidade. O projeto garante mais conforto, comodidade e proteção à exposição do sol e da chuva.


Em garantia à saúde pública da população de Cumaru do Norte, foi assinado o convênio para a reconstrução do Hospital Municipal João Vieira da Cunha, melhorando as condições de infraestrutura da unidade hospitalar. O município fica a 1.000 quilômetros de Belém, na região sudeste do Pará e tem uma população estimada de 14.404 habitantes que precisam de atendimento médico.

“É um ato muito importante, primeiro porque vamos assinar o convênio de reconstrução do nosso hospital João Vieira da Cunha, único do município e que tem uma grande demanda e agora, com a ajuda do governador, nós vamos unir as forças, reformar e melhorar o hospital para atender melhor a nossa população. Também vamos receber a ordem de serviço de dois quilômetros de asfalto para a zona urbana da cidade que vai nos ajudar e tirar o povo da poeira e da lama e o mais importante é que o nosso governador tem olhado para o nosso município com olhos diferente, ficamos anos abandonados e agora, retomamos com as obras em benefício ao município. Essa parceria representa o crescimento e a valorização do Estado com todos os municípios”, disse o prefeito de Cumaru do Norte, Celio Marcos Cordeiro.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar