terça-feira, 18 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo do Pará lança aplicativo para coibir furtos e roubos de celulares

A iniciativa IMEIGuarda e o sistema Alerta Celular Pará se somam com a ferramenta Celular Seguro, do Governo Federal, no combate aos furtos e roubos de celulares, crimes contra o patrimônio da população que dispararam em todo o país.
Os furtos e roubos de celulares se tornaram crimes muito frequentes em todo o Brasil, levando o Governo Federal e agora o Governo do Pará a produzirem ferramentas para coibir esses crimes e resguardar o patrimônio da população (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / Imagem Ilustrativa)

O Governo do Pará lançou o aplicativo IMEIGuard, que permite a consulta sobre um aparelho celular durante as ações policiais e rondas, com o objetivo de auxiliar as forças de segurança e coibir furtos e roubos de aparelhos. O lançamento oficial ocorreu em Belém, na noite desta quinta-feira (13), pelo governador Helder Barbalho (MDB). O serviço já está disponível.

O app foi planejado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que se soma a iniciativas como o “Celular Seguro”, do Governo Federal. No então, o órgão estadual reforça que a vítima sempre deve registrar a ocorrência do furto ou roubo de celular. Somente assim, caso o aparelho seja apreendido, poderá ser devolvido ao proprietário. Comprar aparelho com registro de furto ou roubo é crime também.

O app IMEIGuard vai registrar os dados do aparelho Sistema Alerta Celular Pará, por meio do site: https://alertacelular.pa.gov.br. Isso vai facilitar a identificação dos dados durante as ações policiais, caso o aparelho seja encontrado.

Identifique o IMEI – É só digitar *#06# no seu telefone e anotar o número que aparece na tela. Essa sequência numérica também está impressa na caixa do celular ou nas configurações.

ACESSE AQUI PARA CADASTRAR SEU APARELHO

“O Alerta Celular permite que o usuário cadastre os códigos identificadores de cada aparelho (IMEI), números de contato, vinculando o IMEI do aparelho ao CPF do proprietário. Após o cadastro, os dados do seu celular ficam registrados no sistema, que poderão ser cruzados com os dados do SISP. No momento em que um agente de segurança aborda uma pessoa, poderá verificar pelo IMEIGuard, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu dono”, diz nota da Segup sobre o lançamento do app.

No momento em que o agente de segurança faz a abordagem e realiza a consulta dos dados a partir do número do IMEI do aparelho, em caso da constatação de que o celular está com restrições de furto ou roubo, o portador do aparelho será encaminhado para esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil, e posteriormente o proprietário do aparelho que tiver os dados cadastrados no sistema no respectivo aparelho apreendido será notificado para ter a devolução do seu celular.

Como registrar um boletim de ocorrência sem ir a uma delegacia

O Boletim de Ocorrência pode ser registrado na delegacia mais próxima ou por meio da Delegacia Virtual (https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/), sendo essencial informar o número de IMEI. Ao serem cruzadas as informações do Boletim de Ocorrência e do Alerta Celular, a localização do telefone, caso ele esteja com algum suspeito de roubo, furto ou receptação, será facilitada.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!