sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo do Pará prioriza apoio à construção e reconstrução de moradias para mulheres

O Estado, por meio da Cohab, garante recursos para idosas, mães de filhos com deficiência, mães solo e mulheres que sustentam a família
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Na semana de celebração e reflexão pelo Dia Internacional da Mulher – 08 de Março  –, a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) comprova que elas totalizam 76% do público atendido em 2022 pelo Programa “Sua Casa”, política pública do Governo do Pará que apoia a construção e reconstrução de moradias.

Voltado exclusivamente para famílias em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa prioriza o atendimento a idosas, mães de filhos com deficiência, mães solo (responsáveis sozinhas pela criação dos filhos) e mulheres cujo trabalho representa a principal fonte de renda da família.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

O “Sua Casa”, criado em 2019, atende mulheres na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado. Karoline Monteiro da Silva foi contemplada no município de Conceição do Araguaia, na região de integração do Araguaia, a mais de mil quilômetros da capital paraense. Ela já está na etapa final da obra da casa, onde vai morar com o filho de 04 anos. “Eu fico muito feliz; era meu sonho. Toda mulher tem o sonho de ter a casa própria. Vou ter a minha casa bem arrumadinha, bonita, nos conforme. Agradeço por essa transformação”, disse Karoline após receber os recursos do programa.

Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, Mayara da Silva é outra beneficiada. Ela mora em casa alugada com os três filhos – com 10 , 09 e 01 ano de idade. O filho mais velho foi diagnosticado com autismo, e desde então a mãe quer garantir uma moradia melhor para toda a família. “Eu já tenho o terreno, mas não tinha condições de comprar material de construção. Saber que outras mulheres podem receber essa ajuda é muito reconfortante, porque nós precisamos ter um bom lugar para viver”, afirmou Mayara.

Para Orlando Reis, presidente da Cohab, responsável pelo gerenciamento do Programa, o “Sua Casa” atende a uma demanda social importante. “Quando nós realizamos as entregas de primeira e segunda etapas é visível que a grande maioria das pessoas que recebem esse benefício é formada por mulheres. Isso só é possível porque dentro das diretrizes do Programa elas são prioridade no atendimento e recebimento das ações”, ressaltou.

Em mais de 130 municípios – segundo estimativas da Companhia, o “Sua Casa” já beneficiou mais de 170 mil pessoas em todo o Pará. Até 31 de janeiro de 2023, a política pública havia ajudado a construir, reconstruir e ampliar cerca de 34 mil residências.

Criado em 2019, a iniciativa já melhorou as condições de moradia em 133 dos 144 municípios paraenses, abrangendo as 12 regiões de Integração. Para garantir as ações e melhorar os índices habitacionais no Estado, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões.


Para se inscrever e receber o benefício, o candidato deve atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os candidatos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Cohab, momento em que os técnicos constatam a real condição social do candidato.

Fonte: Agência Pará