O Governo do Pará inaugurou, no último sábado (17), o viaduto que interliga as avenidas Mário Covas e Três Corações, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Com 350 metros de extensão, a obra foi pensada para melhorar o tráfego em uma das áreas com maior fluxo de veículos do estado.
A estrutura vai beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas que circulam diariamente pela região, especialmente nos bairros Cidade Nova, 40 Horas, Paar e arredores. O novo traçado permite que motoristas que trafegam pela avenida Três Corações, no sentido Cidade Nova – Mário Covas, acessem a BR-316 diretamente, utilizando o viaduto. Já os veículos que percorrem a Mário Covas continuam utilizando a pista inferior.
O governador Helder Barbalho, que participou da inauguração, afirmou que a entrega é mais um passo dentro de um projeto amplo de melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém. “Essa é a quarta estrutura entregue pelo Estado. Já entregamos os viadutos da BR com a Independência, BR com a Hélio Gueiros, BR com a João Paulo II e agora a Mário Covas com Três Corações. Até julho, vamos entregar o da Mário Covas com Independência. Serão cinco viadutos entregues em dois anos, facilitando o deslocamento da população e reduzindo o tempo no trânsito”, destacou.

O governador também ressaltou que a obra faz parte dos preparativos para a COP 30, que será realizada em Belém, e que investimentos como esse deixarão um legado de infraestrutura duradouro para a população. “Estamos preparando a cidade não apenas para receber a COP, mas para garantir mais qualidade de vida a quem vive aqui. Isso é planejamento com responsabilidade e visão de futuro.”
A vice-governadora Hana Ghassan também comentou sobre a importância da obra: “Esse cruzamento sempre foi um ponto crítico, com muitos acidentes e engarrafamentos. Agora, com o viaduto, temos mais fluidez, mais segurança e mais desenvolvimento.”
O viaduto integra o projeto do Novo Pacto pela Infraestrutura da Região Metropolitana de Belém, conduzido pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela execução da obra.
(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no