Governo Federal destaca estratégias de internacionalização do agro brasileiro

Foram abertos 356 novos mercados abertos para produtos agropecuários brasileiros desde 2023.
Os 356 novos mercados abertos para produtos agropecuários brasileiros desde 2023 significa mais oportunidades para quem está no campo, mais renda, mais empregos e maior reconhecimento da qualidade do que o Brasil produz. (Foto: Arquivo/Ministério das Cidadania)

Com 356 novos mercados abertos desde 2023, governo federal reforça agenda de negociações internacionais, promoção comercial, papel dos adidos agrícolas e o uso de análises estratégicas para consolidar o Brasil como fornecedor global de alimentos.

Durante a Agrishow 2025, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou um panorama da presença do Brasil no comércio agropecuário global.

O encontro, realizado em parceria com a Amcham Brasil, reuniu produtores, empresários e representantes institucionais para debater os avanços e desafios da inserção internacional do agro brasileiro.

“Desde o início de 2023, já são mais de 350 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira – o que tem ampliado significativamente a presença do Brasil no comércio internacional”, afirmou Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

Com base em dados atualizados da pasta, o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, apresentou um resultado expressivo: 356 novos mercados abertos para produtos agropecuários brasileiros desde 2023.

“Isso significa mais oportunidades para quem está no campo, mais renda, mais empregos e maior reconhecimento da qualidade do que o Brasil produz”, resumiu.

A lista de destinos hoje soma 63 países, com destaque para mercados que passaram a importar diversos produtos como carnes, frutas, pescados, sementes e material genético. A estratégia tem sido ampliar a pauta e fomentar a agregação de valor ao que sai das porteiras.

Marcel reforçou a importância de instrumentos desenvolvidos pelo Mapa para apoiar o produtor, como o AgroInsight, ferramenta que já gerou mais de 300 relatórios de inteligência comercial, a partir do trabalho dos 40 adidos agrícolas em 38 postos internacionais.

Também destacou o ConectAgro, que facilita o acesso a informações sobre o trabalho dos adidos, estatísticas e oportunidades comerciais, e o Passaporte Agro, lançado neste ano para apoiar diretamente produtores interessados em exportar para mercados recém-abertos.

“Essas ferramentas são formas de encurtar a distância entre o produtor e o mercado internacional. A ideia é transformar informação em acesso real a oportunidades”, explicou o secretário.

Durante a Agrishow 2025, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou um panorama da presença do Brasil no comércio agropecuário global. (Foto: Mapa/Governo Federal)

Caminho Verde Brasil

Outro ponto de destaque foi o programa Caminho Verde Brasil, que mira a recuperação de 40 milhões de hectares de áreas degradadas, promovendo produção com base em práticas sustentáveis. A proposta está alinhada com a crescente demanda internacional por cadeias produtivas mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

Em meio ao atual cenário global, o Brasil tem reforçado sua atuação diplomática com base na geopolítica da paz, mantendo o diálogo com diversos parceiros comerciais e contribuindo para a segurança alimentar, climática e energética.

Em 2024, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 164,4 bilhões, lideradas por soja (US$ 53,9 bi), carnes (US$ 26,2 bi), açúcar e álcool (US$ 19,7 bi), produtos florestais (US$ 17,3 bi) e café (US$ 12,3 bi). Destaca-se ainda o crescimento de 20% nas exportações de produtos não tradicionais, como ervas, pulses e gergelim.

O trabalho do Mapa tem sido mostrar ao mundo que o agro brasileiro é competitivo, seguro e sustentável. E, acima de tudo, está pronto para atender aos mercados mais exigentes.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal).

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