sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo federal deve publicar nesta semana regras de programa que paga R$ 30 mil por caminhão velho

De acordo com o ministério, a iniciativa que será voluntária e voltada para a reciclagem dos veículos com foco no aumento da produtividade.
Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Economia, o Governo Federal pretende publicar ainda nesta semana a Medida Provisória que cria o Renovar, programa de renovação da frota de veículos antigos. De acordo com o ministério, a iniciativa que será voluntária e voltada para a reciclagem dos veículos com foco no aumento da produtividade.

Em discussão com montadoras e outros segmentos do setor há mais de 20 anos, o plano será iniciado com caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Para participar, o proprietário deve entregar o veículo em pontos de desmanche credenciados por órgãos de trânsito receberá o valor vigente no mercado. O ministério cita que “Todas as transações serão realizadas na Plataforma Renovar, um ambiente virtual no qual poderá ser efetuado o registro das operações relativas ao desmonte ou destruição, como sucata dos bens elegíveis e a utilização dos benefícios concedidos no âmbito do programa”, informa.

Grupos de montadoras acreditam que a MP será assinada apenas a partir do início de abril, pois ainda faltam detalhes a serem definidos, mas estimam que há cerca de 460 mil caminhões no Brasil com mais de 20 anos. De acordo com a última pesquisa sobre a idade média da frota brasileira, feita anualmente pelo Sindipeças (sindicato das empresas de autopeças), indica que, em 2020, do total de 2,05 milhões de caminhões em circulação no Brasil, 17% tinham até cinco anos, 56%, entre seis e 15 anos, e 27%, acima de 16 anos. De acordo com o gerente de Vendas da Iveco, George Carloto: “Frota muito velha representa custo grande em emissão de poluentes, problemas de veículos parados nas estradas, prejudicando a mobilidade e muitas vezes causando acidentes por falta de manutenção”, diz.

Segundo o projeto piloto da iniciativa, a fabricante de caminhões e ônibus que venceu licitação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para criar um projeto piloto e testar a implementação do programa de renovação de veículos pesados é da cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais e descreve que em parceria com uma de suas concessionárias, que já atua com reciclagem de veículos, a Iveco começou a adquirir no mercado 50 caminhões com mais de 30 anos para iniciar a operação.


A ideia é que quem entregar o caminhão para a reciclagem receberá um crédito entre R$ 20 mil, se for um modelo de menor porte (leve), e R$ 30 mil, se for semipesado ou pesado. Carloto diz que o proprietário pode usar o dinheiro como parte do pagamento de um veículo mais novo ou para outras finalidades. Parte do valor dado aos usuários será fruto de subsídios da ABDI e parte, da Iveco e da Deva, que, após triturar o veículo antigo e separar componentes como aço, borracha, vidro e resíduos de lubrificante, pode vendê-los para empresas que precisam dessas matérias-primas, embora destaque que não existirá reaproveitamento de peças.

 

 

 

 

 

Com informações da CNN Brasil