Governo Helder repassa R$ 50 milhões para escolas do Pará por meio do Prodep

Programa estadual garante autonomia às escolas e impulsiona melhorias com participação da comunidade escolar e reforço nos investimentos.
Estudante aproveita equipamento comprado através de recursos do programa Prodep (Foto: Geovana Mouraão / Ascom Seduc)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), repassou R$ 50 milhões para 693 escolas da rede estadual nesta quarta-feira (11), dentro do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep).

Os recursos são destinados a melhorias na infraestrutura, aquisição de materiais pedagógicos e reforço da alimentação escolar.

De acordo com o secretário de Educação, Rossieli Soares, o programa é essencial para garantir que as escolas estejam preparadas para atender às demandas do dia a dia, respeitando as particularidades de cada uma.

“Desde 2023, os repasses têm sido constantes e, neste ano, ampliamos os valores e o alcance dos subprogramas. Seguimos unidos, dedicados a oferecer uma educação de qualidade, cada vez mais estruturada e com melhores recursos”, afirmou Soares.

Equipamento comprado com recursos do Prodeb fazem a diferença na vida dos profissionais da Educação (Foto: Geovana Mourão | Ascom Seduc)

Do total, R$ 8,69 milhões foram direcionados ao subprograma “Alimentação”, beneficiando mais de 391 mil estudantes. Desde o início do Prodep, em 2023, já foram investidos R$ 190 milhões na rede estadual, com ampliação dos valores e do número de escolas contempladas.

As unidades de ensino têm autonomia para decidir como aplicar os recursos, conforme suas necessidades específicas, como reformas, climatização de salas, aquisição de kits multimídia e tecnológicos. O repasse é condicionado à apresentação de um Plano de Aplicação Financeira (PAF), elaborado de forma participativa pelos Conselhos Escolares, com adesão por meio do Sistema de Gestão Escolar Descentralizada (SGED).

A diretora Elizabeth Evanovich, da Escola Oneide Souza Tavares, destacou que, com o Prodep, a instituição conseguiu climatizar todas as salas, montar laboratórios, adquirir equipamentos tecnológicos e atender antigas demandas da comunidade escolar.


(Da Redação do Fato Regional)

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