O governo Lula foi condenado, pela 17ª Vara Federal, a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Logo no começo do mandato no petista, em 2023, Lula e Janja apontaram, sem provas, que o casal havia “levado tudo” — palavras usadas pelo presidente. Porém, os móveis foram encontrados em setembro do ano passado.
Na decisão, o magistrado federal diz diante da “…comprovação de que os itens em referência sempre estiveram sob guarda da União durante todo o período indicado”, houve “…dano à honra objetiva e subjetiva” de Jair e Michelle Bolsonaro. Lula e Janja também reclamaram das condições das dependências do Palácio da Alvorada, dizendo estar sujo e com alguns itens danificados. Chegaram a ficar em um hotel.
Em janeiro deste ano, a Casa Civil emitiu o seguinte comunicado: “Concluídos os trabalhos da Comissão de Inventário Anual da Presidência da República, os 261 bens não localizados anteriormente, da unidade patrimonial do Palácio da Alvorada, foram localizados”. O posicionamento foi devido a um pedido de informações de jornalistas.
Também por nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que uma comissão de inventário, que realiza o levantamento dos bens da Presidência da República, fez a listagem dos bens. Em novembro de 2022, quando houve início da conferência dos móveis, 261 bens não haviam sido localizados; Foi realizada uma nova conferência no início de 2023, onde se constatou a ausência de 83 itens; ao final, a comissão localizou todos os bens em “dependências diversas da residência oficial”.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do G1)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Baixa umidade se agrava no Sul do Pará e Inmet emite alerta laranja
- Helder defende modernização e avanços da produção rural, na abertura Fórum Internacional da Agropecuária
- Governador Helder Barbalho cumpre agendas em Xinguara, Água Azul do Norte, São Félix do Xingu e Ourilândia nesta quarta (11)
- Homem é suspeito de agredir a ex-companheira até a morte, no setor Bela Vista, em Redenção
- Antônio ‘Besta Fera’ é morto a facadas numa chácara em São Félix do Xingu; assassino cometeu suicídio
- Trio é capturado após assassinato de homem que seria preso por estuprar uma criança de 6 anos em Ourilândia
- Pesquisa Doxa aponta que Dr. Celso lidera intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Tucumã
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!