No dia 29 deste mês, em nova agenda prevista na região de Carajás, deve ser assinada a ordem de serviço (OS) para o início do asfaltamento da TransCarajás até o quilômetro 70, na altura da BR-155.
Em visita realizada no município de Parauapebas nesta quarta, 14, o governador Helder Barbalho anunciou que o próximo passo deverá ser a pavimentação também da TransCarajás até o Pontão do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins.
“Serão 200 quilômetros a menos entre Canaã dos Carajás, ou Parauapebas, até Araguaína (TO).
A TransCarajás encurta caminhos. Ela interliga regiões. Quando assinarmos a OS do início da pavimentação até a BR-155 já trataremos do projeto para interligar até a Vila São José, até o Pontão do Araguaia, até a fronteira do Estado do TO. Esta é uma obra estratégica, viária, que nós estamos executando para fortalecer e aproximar Canaã, Parauabebas, a PA-275 e toda esta região. E vamos avançar também com as obras para a TransCarajás, para poder interligar a partir de Água Azul do Norte, até a 279, com a PA-275”, justificou o governador durante a agenda.
“De mãos dadas e unidos a gente faz muito mais coisa. Vivemos um momento especial, de união no Estado, com prefeituras e governo, e todo mundo trabalhando em favor da população”, reforçou.
Quem trafega pela rodovia PA-279, entre os municípios de Xinguara e Ourilândia do Norte, sabe bem a importância dessa estrada. Durante o mês de julho, estão em realização os serviços de tapa-buraco (remendo profundo), capa de asfalto, limpeza do meio-fio e roçagem. Na altura do km 110, entre Água Azul do Norte e Ourilândia do Norte, homens e máquinas fazem o serviço de terraplanagem e asfaltamento. A obra utiliza uma máquina recicladora de asfalto, o que contribui significativamente para o meio ambiente e reduz os custos da obra.
Mais segurança – O governo do Pará deve concluir até outubro, a revitalização de 60 quilômetros da PA-275, entre Curionópolis e Parauapebas. Na agenda desta quarta, o governador conferiu o primeiro trecho já entregue, de 30 quilômetros, que ainda receberá a sinalização adequada.
Reconstruída com recursos do tesouro estadual, a PA-275 deve ganhar melhor trafegabilidade, diminuindo o risco de acidentes, antes bastante comuns por ali. Há 20 anos a rodovia estadual não recebia uma grande revitalização.
As intervenções garantiram ainda a implantação de acostamento para oferecer maior segurança para quem utiliza a estrada, uma das mais importantes para o escoamento da produção mineral e do agronegócio do estado do Pará.
Com informações Agência Pará