sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo solicita FN para conter fogo em Alter do Chão

Pedido foi feito pelo governador ao ministro Onyx Lorenzoni

O governador do Estado, Helder Barbalho, entrou em contato com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, solicitando que o Governo Federal possa enviar a Força Nacional para combater um incêndio nas matas do balneário de Alter do Chão, na região Oeste do Pará. O ministro ficou de encaminhar a solicitação do Governo Estadual buscando viabilizar o quanto antes o atendimento da demanda em caráter de urgência.

Como o Governo do Estado informou ontem (15) à noite, “um novo foco de incêndio foi identificado pela equipe do Corpo de Bombeiros na região de Santarém, neste domingo (15)”. “Cerca de 100 militares, brigadistas e homens do exército atuam na região para combater as chamas. Segundo informações do comandante da corporação, Hayman Souza, o novo foco é em uma ilha próxima a Ponta de Pedras. O local é de mata fechada e difícil acesso. Por estar perto do rio, o vento atrapalha o trabalho dos agentes, já que facilita que as chamas de espalhem. No local não há sinal de telefone celular, o que também prejudica a comunicação e trabalho das equipes”. O Governo do Estado já contatou com o Comando Militar do Norte para o envio de areronaves à região.

O incêndio em área de proteção ambiental em Alter do Chão se intensificou ontem à noite. As informações na região são de que as chamas começaram ainda no sábado (14) na comunidade Ponta de Pedras, perto de Alter do Chão. Circula a informação de que o fogo na mata teria sido ateado por uma pessoa da comunidade de Ponta de Pedras na área de proteção ambiental em Alter do Chão. A intenção seria a de comercializar lotes de terra e a ocupação clandestina do local.


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, mantém contato direto com o governador Helder Barbalho acerca da situação em Alter do Chão. Aguiar informou que o combate ás chamas na região conta com 60 homens da Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros e militares do 8º Batalhão de Engenharia de Construção.

 

 

Fonte: Oliberal.com