Grupo de sem-terras tenta ocupar área da Vale Metais Básicos em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará

Até esta quarta-feira (18), a situação se mantinha sem violência, mas houve desentendimentos entre os sem-terras, que terão uma mediação com participação da Deca e do Incra. A Vale Metais Básicos diz estar negociando com a liderança do movimento
Uma parte do grupo de sem-terras segue no local, enquanto outros desistiram após desentendimentos, o que tem demandado monitoramento das autoridades públicas (Foto: Redes Sociais)

Um grupo de sem-terras, desde esta terça-feira (17), vem tentando ocupar uma área da Vale Metais Básicos, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará. Dezenas de pessoas se mobilizaram e iniciaram a construção de barracões improvisados e algumas estruturas de madeira. Houve desentendimento entre o próprio grupo. As polícias Civil e Militar acompanham o caso e uma mediação está marcada para esta quinta-feira (19).

A ocupação se deu no loteamento Capitão do Campo, na zona rural de Ourilândia do Norte. Por nota ao Fato Regional, a Vale Metais Básicos informou que “…está dialogando com autoridades e representantes do movimento social em busca de rápida resolução para a questão”. A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) e uma comissão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) farão parte da conciliação.

Até esta quarta-feira (18), a situação se mantinha sem conflitos ou qualquer enfrentamento, mas chama atenção das autoridades devido ao fato de que há áreas particulares sendo ocupadas sem processos mediados pelo poder público e desentendimento entre os próprios ocupantes. O Fato Regional segue acompanhando o caso.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.