A Guiné declarou estar vivendo um novo surto de ebola. Pelo menos três mortes já foram confirmadas e quatro pessoas estão doentes no sudeste do país. Esta é a primeira vez que a doença reaparece desde o pior surto de ebola no mundo, entre 2013 e 2016.
Os sete pacientes manifestaram sintomas como diarreia, vômitos e sangramentos após participarem de um velório na subprefeitura de Goueke. As pessoas doentes foram isoladas em centros de tratamento, como informou o órgão nacional de saúde da Guiné.
No dia 1º de fevereiro uma pessoa pode ter morrido por ebola, mas o país ainda não confirmou a morte dela. Era uma enfermeira num centro de saúde local e morreu sem informação específica sobre a causa da morte.
O surto de ebola registrado entre 2013 e 2016 na África Ocidental começou em Nzerekore. A proximidade às movimentadas fronteiras dificultou os esforços para conter o vírus. No total, a doença matou pelo menos 11.300 pessoas, sendo a maior parte dos casos identificados na Guiné, na Libéria e em Sierra Leoa.
(Fonte: Agência Brasil, com informações da Reuters e edição da Redação Fato Regional)