Nesta terça-feira (5), os céus de Ourilândia do Norte e Tucumã, no Sul do Pará, foram marcados por um halo solar. Trata-se de um fenômeno óptico, que não é raro, só que também não acontece com frequência. No entanto, sempre é bonito de ver. Muita gente aproveitou para fazer fotos e vídeos.
Para a Meteorologia, um halo solar — e também pode ocorrer com a lua — significa a combinação de algumas condições climáticas, que levam à formação de cristais de gelo a cerca de 12 km de altitude, na troposfera. Esses cristais agem como prismas e/ou “espelhos” e refletem a luz.
Veja mais imagens do halo solar, no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):
Como o sol é visto por nós em formato circular, o fenômeno óptico ganha esse formato de auréola. Essa forma é a luz sendo transmitida pelos prismas de cristais de gelo e sendo refletida. Quando a luz passa por um prisma, ela se decompõe em feixes coloridos como um arco-íris.
“Geralmente ocorrem nas nuvens mais altas, chamadas cirrus ou cirrostratus. Mas além de bonito, esse fenômeno óptico é um bom presságio para a região que estava em estiagem, pois já tem mais umidade e logo terá mais chuvas”, explica José Raimundo Abreu, do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará.
Tudo isso é reflexo do clima na região Sul do Pará, que está entrando num inverno antecipado, no qual deve ser marcado por muitas chuvas e diminuição de temperatura.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- João Marcus, mais jovem vereador eleito para a Câmara Municipal de São Félix do Xingu, promete despontar como liderança no parlamento
- Impostômetro registra que brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em impostos em 2024
- Agnaldo Rayol, uma das maiores vozes do Brasil, morre aos 86 anos
- Pará é o 12º estado que mais gerou empregos no Brasil em 2024; meta é chegar a 60 mil novas vagas até fim do ano
- 2ª Cavalgada Municipal de Ourilândia terá 14 comitivas; veja os nomes e o mapa atualizado
- Novembro tem 3 feriados: Finados, Proclamação da República e Consciência Negra; veja quando caem as folgas
- Com mais de 2,5 mil pacientes, Pará tem a 6ª maior fila de espera por mamografias do Brasil, aponta pesquisa
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!