Helder Barbalho busca solução para conflitos fundiários na gleba Maguari, em São Félix do Xingu

Governador discute em Brasília soluções para conflitos fundiários na Gleba Maguari, em São Félix do Xingu, buscando conciliar direitos de indígenas, produtores e áreas urbanas
Governador se reuniu com o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, para buscar uma solução (Foto: Marcos Santos | Ag. Pará)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), reuniu-se nesta terça-feira (28) com o advogado-geral da União, Jorge Messias, para discutir a regularização fundiária de áreas produtivas no estado, com destaque para a Gleba Maguari, localizada em São Félix do Xingu, no sul paraense.

A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Torrinho (MDB) e Eraldo Pimenta (MDB), além do presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono .

Durante o encontro, Helder enfatizou a importância de mediar os conflitos na região, buscando conciliar os interesses de proprietários rurais, áreas de assentamento, zonas urbanas e povos indígenas.

“Estamos aqui em Brasília para tratar e encontrar formas de mediar os conflitos em algumas áreas do Estado, para podermos, com bom senso, com diálogo, conciliar as diversas intenções, interesses de gente que ocupa particularmente a gleba Maguari, na região de São Félix do Xingu, da mesma forma também a área da Cachoeira Seca e Ituna Tatá”, disse.

Vídeo:


Ainda de acordo com o governador, é preciso construir soluções para garantir o direito dos proprietários rurais, às áreas de assentamento, áreas urbanas e o interesse dos povos indígenas.


A Gleba Maguari é uma área de grande relevância para o estado, abrigando diversas famílias que dependem da terra para sua subsistência. No entanto, a região enfrenta desafios relacionados à regularização fundiária, o que tem gerado insegurança jurídica para os ocupantes e dificultado o desenvolvimento local.

(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

 

Leia mais