Helder Barbalho destaca excelência da Uepa após Medicina alcançar nota máxima em exame nacional

Governador comemora desempenho no Enamed e reforça investimentos na educação pública; curso de Medicina da Uepa se consolida entre os melhores do Brasil.
O governador Helder Barbalho destaca a excelência da educação pública paraense após o curso de Medicina da Uepa alcançar nota máxima no Enamed. (Imagem/Reprodução)

O governador do Pará, Helder Barbalho, comemorou nas redes sociais o desempenho do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que concedeu nota máxima à instituição, colocando-a entre os principais destaques do País.

“Mais um exemplo da qualidade da educação pública no estado do Pará. Nesta segunda (19), saiu o resultado do Enamed, exame que avalia as universidades públicas do curso de Medicina. Para o nosso orgulho a nossa Uepa tirou nota 5, nota máxima entre todas as universidades de Medicina de todo o Brasil. A melhor universidade de Medicina no Pará é pública e é a nossa Uepa. Parabéns a todos e vamos continuar investindo em educação para formar profissionais da mais alta qualidade no nosso estado do Pará”, afirmou o governador um dia após o resultado.

O resultado do Enamed confirma o alto nível da formação médica oferecida pela Uepa, que obteve nota máxima no campus de Marabá, além de bons desempenhos nos campi de Belém e Santarém. A avaliação analisa a qualidade dos cursos de Medicina em todo o território nacional.

Alunos do curso de Medicina da Uepa celebram o desempenho de excelência da universidade, reconhecida com nota máxima no Enamed. (Foto: Ascom Uepa/Divulgação)

Segundo o coordenador do curso de Medicina da Uepa, professor Caio Botelho, o desempenho reflete o trabalho integrado entre estudantes, docentes e técnicos da universidade.

“Tivemos nota máxima por meio do curso de Medicina de Marabá, e também notas 4 e 3 nos cursos de Belém e Santarém, respectivamente”, explicou. Para ele, o resultado expressa o empenho coletivo e reforça o compromisso institucional. “Reafirmamos o nosso compromisso de formar médicos responsáveis, técnicos e humanos”, completou.

Em 2026, o curso de Medicina da Uepa completa 55 anos de criação, consolidando-se como uma das principais referências na formação médica da Região Norte. Para os próximos anos, a coordenação projeta avanços acadêmicos. Segundo Caio Botelho, estão previstas “novidades no currículo, atualizações estruturais e mudanças nos métodos avaliativos internos”.

O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O exame atribui notas de 1 a 5 aos cursos de Medicina, sendo os conceitos 1 e 2 considerados não proficientes.

Entre os 351 cursos avaliados em todo o Brasil, 107 receberam notas 1 ou 2 e estão sujeitos a sanções. Outros 243 obtiveram conceitos de 3 a 5, enquanto um curso ficou sem conceito.

Nesse cenário, o desempenho da Uepa reafirma a qualidade da educação pública paraense e o papel estratégico da universidade na formação de profissionais de saúde no País.


(Da Redação do Fato Regional, com informações também da Agência Pará)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.