O governador Helder Barbalho entregou, nesta quarta-feira (22), duas novas salas — de tomografia e de raio-X — e um conjunto de equipamentos hospitalares ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém. A ação representa um investimento de R$ 5,7 milhões em infraestrutura hospitalar, fruto de uma parceria entre o Governo do Pará, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja SUD).

Durante a entrega, Helder Barbalho ressaltou que o investimento reforça o compromisso do Estado com um atendimento de qualidade, humanizado e moderno.
“Hoje, celebramos um importante avanço para melhor atender, cuidar e ampliar a estrutura do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Com esses novos equipamentos, fortalecemos o diagnóstico e garantimos tratamento de qualidade e acolhimento para as nossas crianças que precisam desse serviço. Esse é mais um passo para aprimorar o atendimento oncológico em nossa região”, destacou o governador.

Referência no tratamento do câncer infantojuvenil na Amazônia, o Hoiol foi selecionado em 2023 pelo programa “Mãos Que Ajudam”, iniciativa humanitária do ICI, entre 53 instituições brasileiras. O projeto, intitulado “Oncologia Pediátrica Nacional – Hoiol”, viabilizou a entrega de 162 novos recursos hospitalares, entre equipamentos, aparelhos, instrumentos cirúrgicos e mobiliários.

As obras de adequação dos novos espaços foram executadas pela Igreja SUD, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O processo de instalação foi acompanhado pela diretoria do hospital e representantes das instituições envolvidas. A modernização beneficiou áreas estratégicas, como o centro cirúrgico, a UTI e a Agência Transfusional (AT), ampliando a capacidade de atendimento.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!