Helder Barbalho projeta o Pará no cenário internacional com encontros estratégicos com Irã e Índia

Governador consolida papel do Estado na agenda ambiental global e amplia perspectivas de cooperação econômica.
Os encontros de Helder com os embaixadores do Irã e da Índia reforçaram a importância estratégica do Estado tanto para a pauta ambiental quanto para novas oportunidades de desenvolvimento econômico. (Foto: Agência Pará)

O governador Helder Barbalho colocou novamente o Pará em destaque no cenário internacional ao conduzir, nesta terça-feira (9), reuniões bilaterais de alto nível com os embaixadores do Irã e da Índia.

Os encontros reforçaram a importância estratégica do Estado tanto para a pauta ambiental quanto para novas oportunidades de desenvolvimento econômico.

Durante as reuniões, Helder Barbalho destacou o protagonismo do Pará na preservação da Amazônia e na luta contra as mudanças climáticas.

“O Pará hoje conta com 75% do seu território de floresta nativa e tem atuado muito fortemente para a redução do desmatamento”, ressaltou o governador, lembrando ainda a centralidade do Estado na realização da COP30, em novembro.

O embaixador do Irã, Abdollah Nekounam, reconheceu a relevância do Pará.

“Se a população mundial quiser ter oxigênio é importante cooperar com esse Estado que faz parte da floresta Amazônia”, afirmou, elogiando ainda as transformações em curso para receber o maior evento climático do planeta.

No encontro com o embaixador da Índia, Dinesh Bhatia, o governador voltou a enfatizar a combinação entre biodiversidade e inovação como base para uma nova economia no Pará.

“A biodiversidade se transforma, a partir da tecnologia de inovação, em uma nova economia”, destacou.

Bhatia, por sua vez, reforçou o interesse indiano em ampliar as importações do Estado.

“A Índia já se propôs a ser um parceiro natural, porque precisa de tudo que o Pará produz. Estamos falando de vários tipos de proteína, feijões, lentilhas”, disse, abrindo caminho para futuras parcerias comerciais.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais