A manhã deste domingo (31) foi marcada pela tradicional Cavalgada Ruralista, uma das programações mais aguardadas da 26ª Feira Agropecuária de Xinguara (FAX 2025), sul do Pará. O evento reuniu mais de dois mil cavaleiros e atraiu cerca de 50 mil pessoas ao longo do percurso, segundo estimativas da organização.
O governador Helder Barbalho participou do ato, reforçando a importância da agropecuária para a economia do Pará e destacando o papel de Xinguara, reconhecida como a “Capital do Boi Gordo”, no cenário produtivo do Estado.
O governador Helder Barbalho destacou a força do setor agropecuário de Xinguara e do Estado do Pará, ressaltando que o município representa a importância da pecuária paraense.
Ele afirmou que o Pará possui o segundo maior rebanho de gado do Brasil e que a Expofax simboliza a união da experiência na produção rural, parabenizando o sindicato rural, a prefeitura e o governo estadual pelo trabalho conjunto em prol dos produtores que geram emprego, renda e alimento para a população.
“Pois estamos todos juntos para mostrar a potência daqueles que produzem, geram emprego, renda e colocam alimento na mesa dos paraenses e dos brasileiros”, disse o chefe do Executivo estadual.

A vice-governadora Hana Ghassan também acompanhou o evento e ressaltou a tradição da cavalgada e sua representatividade para os produtores rurais da região.
“É uma honra estar aqui participando dessa festa maravilhosa, que representa a cultura do nosso Estado e a força do agro, um dos pilares da economia do nosso território. É uma forma de dizer a homens e mulheres do campo que estamos juntos com vocês para fazer com que esse Estado cada vez mais se desenvolva, produza. Nós temos vocação para a produção e participar dessa festa linda, com o povo todo nas ruas, é poder viver o que a gente tem de bom no nosso Estado do Pará. Então parabéns a todos de Xinguara”, comentou a vice-governadora.

Entre as autoridades presentes, estiveram prefeitos e ex-prefeitos, deputados estaduais e federais, além dos ministros Jader Filho, do ministério das Cidades, e Celso Sabino, do ministério do Turismo.
O presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, destacou o caráter festivo, mas também de negócios da FAX 2025.
“Muito obrigado ao governo do Estado, ao governador Helder Barbalho, à vice-governadora Hana, por todo o apoio que tem dispensado ao setor produtivo e à nossa festa. Sem sombra de dúvidas, será uma feira que fomenta o comércio local, que fomenta os negócios da região. Teremos aqui uma amostra comercial e industrial, onde o setor produtivo rural vem ao parque de exposição nesse período para também fazer negócios. Não é só festa, não. É negócio também”, afirmou.
A FAX 2025 segue até o dia 6 de setembro, com uma programação que reúne exposição de animais, rodadas de negócios, atrações culturais e shows musicais, consolidando-se como uma das maiores feiras agropecuárias da região sul do Pará.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!