O governador Helder Barbalho deve oficializar o acordo para a instalação da primeira planta de verticalização de minério de ferro no Pará, cujo investimento foi de US$ 450 milhões, que estão previstos para o próximo ano. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (15) durante a abertura da XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA), realizada no Hangar, em Belém.
Na ocasião, Helder anunciou também que será iniciado o derrocamento do Pedral de Lourenço no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão para 2022. A obra é um pleito antigo do setor produtivo paraense. A partir dela, será possível o uso do rio Tocantins como hidrovia ao longo do ano inteiro, o que deve estimular a economia em especial para o sudeste paraense.
Outra novidade anunciada no evento pelo governador foi a ferrovia Ferrogrão, pensada para interligar o estado de Mato Grosso ao oeste paraense e que vai facilitar também a escoação da produção de grãos, além do investimento em Parcerias Público-Privadas para a manutenção das estradas.
“Durante muito tempo, o Pará serviu como manancial de riquezas que nos foram tiradas sem a devida contrapartida. A minha luta é para mudar esse cenário e criar um clima de abertura para investimentos, e fico feliz em anunciar que isto já está acontecendo”, disse o governador.
(DOL)