Helder recebe governadores de 22 estados para alinhar estratégias rumo à COP30

O evento apresentou estratégias diplomáticas e ambientais do governo federal e definiu a participação dos estados subnacionais na COP30
Entre os assuntos discutidos, o papel dos estados subnacionais nos debates da conferência e ações conjuntas para fortalecer o posicionamento brasileiro na COP30. Foto: Reprodução/Redes Sociais/DOL.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), recebeu nesta quarta-feira (13), em Belém, governadores e vice-governadores de 22 estados brasileiros para discutir ações conjuntas em defesa do meio ambiente e do clima. Com a presença do presidente da COP, embaixador André Corrêa do Lago, o evento apresentou estratégias diplomáticas e ambientais do governo federal e definiu a participação dos estados subnacionais na COP30, que será sediada na capital paraense.

Líderes estaduais assinaram carta conjunta, reforçando o papel do Brasil na agenda climática global. Foto: Reprodução/Redes Sociais/DOL.

Durante a reunião, foram discutidos o papel dos estados subnacionais nos debates da conferência e ações conjuntas para fortalecer o posicionamento brasileiro na COP30, que será sediada em 2025 na capital paraense.
Um dos marcos do encontro foi a assinatura de uma carta conjunta por todos os governadores presentes, definindo uma posição unificada em defesa de políticas ambientais e climáticas para o evento internacional.

Um dos pontos altos foi a assinatura de uma carta com posicionamento unificado dos estados, reforçando o compromisso do Brasil com políticas ambientais e climáticas de alcance global.

Helder Barbalho destacou a importância da mobilização nacional. “São 22 estados que se fazem presentes com seus governadores e vice-governadores na capital paraense. Agradeço a presença do presidente da COP, embaixador André Corrêa do Lago, que apresentou as estratégias diplomáticas e ambientais do governo brasileiro, assim como o papel dos estados subnacionais nos debates da Conferência. Hoje também assinamos uma carta com o posicionamento unificado do país para a COP30, que acontecerá aqui em Belém.”

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações do DOL).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais