or toda esta semana, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado nesta terça-feira, 11, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promove ação de educação em saúde aos usuários internados e acompanhantes, para conscientizá-los da importância de uma alimentação balanceada para uma saúde com bem-estar.
Segundo a pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde (MS), quase seis em cada dez brasileiros estavam com sobrepeso em 2021, ou seja, 57,25%. Este índice representou uma oscilação negativa pequena em relação ao ano anterior, quando ficou em 57,5%. Antes da pandemia da Covid-19, a taxa era menor, de 55,4%.
Sendo assim, a condição era maior nos homens (59,9%) do que entre mulheres (55%). Já na distribuição por faixas etárias, o problema era mais incidente nas faixas de 45 a 54 (64,4%), 55 a 64 (64%) e 35 a 44 (62,4%).
Diante destes números, a nutricionista clínica, Katrinne Mayanne, abordou o tema de forma lúdica e com entrega de panfleto informativo. Na ação de educação em saúde, a profissional expôs a importância ingestão de água, consumo de frutas, legumes e, na medida certa, comer carboidratos e proteínas em conjunto com uma atividade física.
“A água é importante para que todas as funções do organismo trabalhem adequadamente. Além de auxiliar os rins a eliminar as impurezas filtradas pelo sangue, contribui para prevenir a prisão de ventre e ajuda no funcionamento adequado do cérebro”, pontuou.
Segundo a profissional, ter uma alimentação balanceada é entregar ao corpo todos os tipos de nutrientes que ele precisa para manter-se ativo e saudável. “A nutrição torna a saúde fator determinante para a melhora do quadro clínico do usuário e dá resposta ao seu tratamento. Normalmente passamos a visita Clínica pela manhã, para prepararmos o almoço, damos dicas de alimentação aos usuários alertando que uma boa alimentação podemos viver mais e melhor”, concluiu Katrinne.
Uma das participantes do evento, Rosa Cavalcante, de 58 anos, acompanhante de sua filha que se recupera de procedimento cirúrgico, achou válida a ação do GTH e revelou ter aprendido com a didática.
“Com a vida corrida que temos, não nos damos conta que a saúde precisa ser monitorada com alimentação e a prática de exercícios. Só vamos nos cuidar após as doenças virem à tona. Isso foi exposto muito bem na ação além das dicas de cuidar da alimentação. Irei adequar conforme a nutricionista conduziu o tema”, destacou a moradora de Tailândia.
Estrutura
Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.
Serviço: O HGT é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar fica na avenida Florianópolis, S/N, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.3121.