Três respiradores e 12 bombas de infusão enviados pelo governo estadual chegaram nesta quarta-feira (6) a Redenção, no sudeste do Pará. Os equipamentos fazem parte da primeira remessa de aparelhos comprados na China.
Além de respiradores, um voo saiu de Belém com bombas de infusão que são usadas em pacientes em tratamento intensivo da Covid-19. Todos os equipamentos foram levados para o Hospital Regional Público do Araguaia, referência para tratamento de casos graves na região de Redenção.
“Além desses três, nós recebemos dois que foram consertados pelo Senai, em parceria com a Sespa. Os cinco leitos de Covid-19 terão suporte de UTI. É muito importante porque todos os pacientes graves, por mais que não utilizem os respiradores de imediato, têm um grande risco de evoluir. É muito relevante esse suporte para, caso precise, tenhamos como garantir a vida do paciente”, informou Pedro Anaisse, diretor geral do Hospital Regional Público do Araguaia.
Ao todo, chegaram 152 respiradores e 1.580 bombas de infusão, sendo que 25 respiradores e bombas de infusão foram enviadas para os hospitais de campanha de Santarém (10 respiradores e 40 bombas), Marabá (10 respiradores e 40 bombas) e Breves (cinco respiradores e 20 bombas). Foram destinados também quatro respiradores e 16 bombas de infusão para Capanema.