sexta-feira, 19 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Hospital Regional do Sudeste mobiliza doadores de sangue até sexta (27)

Caravanas foram a forma de coletar sangue e evitar aglomerações de pessoas, como medida preventiva contra a pandemia de covid-19
(Foto: Ascom Hemopa)

O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) convoca doadores de sangue para participarem, até sexta-feira (27), da segunda edição do projeto “Caravana Solidária”, para estimular os colaboradores da instituição a doarem sangue voluntariamente na Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A iniciativa da unidade, que fica em Marabá, busca contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue no Estado. A maioria dos hemocentros do país, aponta o Hemopa, estão enfrentando dificuldades pela queda das doações de sangue durante a pandemia.

A organização da caravana conta com o apoio da Pastoral da Saúde, setor de Humanização da unidade, e do grupo de mobilização de doadores “Amigos de Sangue”, composto por colaboradores do HRSP.

Flavia Fernandes, analista de humanização da unidade, explica que as tradicionais campanhas de doação de sangue do Hospital Regional do Sudeste do Pará foram substituídas por caravanas, que levaram os colaboradores até o Hemopa para fazer a sua doação.

“Devido à pandemia, a caravana é realizada em pequenos grupos, obedecendo todas as recomendações dos órgãos de saúde. O HRSP leva os colaboradores até o Hemopa, proporcionando assim, que vidas sejam salvas com essas doações”, explica a analista.

Seja um doador

Nesta quarta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada com objetivo de agradecer aos doadores pelo ato de amor ao próximo, e para sensibilizar a população sobre a relevância da doação.

Dados do Ministério da Saúde apontam que menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. “Muitos brasileiros ainda têm receio de realizar a doação de sangue, principalmente por falta de informação. Por isso, é necessário conscientizar a sociedade e fazer campanhas sobre o tema”, ressalta Gustavo Ramos, biomédico da Agência Transfusional do HRSP. “É importante saber também que cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas”, complementa o profissional.

Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

– Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade; menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização);

– Peso: mínimo de 50 kg;

– Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas;

– Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas; em casos de refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas;

– Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.


O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do governo do Estado que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

(Fonte: Agência Pará, com edição da Redação Fato Regional)