Ibama, ICMBio e polícias acabam com garimpo ilegal de ouro em Parauapebas

Apesar de várias apreensões, ninguém foi preso, pois moradores avisaram garimpeiros da presença da polícia usando fogos de artifício.

Nos dias 26 e 27 de agosto, foi deflagrada uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Polícia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e mineradora Vale, visando o fechamento de garimpo ilegal de ouro estabelecido as margens do Rio Azul e Rio Itacaiúnas, situado na região da Vila Sanção, zona rural da cidade de Parauapebas.

Além da prática ilícita de extração ilegal de metais preciosos, a atividade ilícita provocava também a poluição dos rios dos sudeste paraense.  Ademais, foi realizada ação fiscalizadora com foco na preservação da vida selvagem da região.

Na operação foram inutilizados dois motores-bombas usados na destruição de barrancos com uso de “chupadeiras” (bomba usada para remover a areia) e mangotes utilizados para mineração, avaliados em 45 mil reais. Além disso, foi apreendido um motor utilizado em pequenas embarcações. A operação ainda destruiu acampamentos e demais estruturas de garimpos ilegais.


Apesar dos esforços, ninguém foi preso, pois os moradores da Vila Sanção utilizaram fogos de artifício para avisar aos garimpeiros da presença policial. A operação contou com mais de 50 agentes e fiscalizadores, além de oito veículos terrestres e um helicóptero.

 

Fonte: Oliberal.com

Leia mais