Nesta sexta-feira, 27, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as Estimativas da População para os Municípios e Unidades da Federação referentes ao ano de 2021. De acordo com o relatório, o Pará possui população estimada em 8,7 milhões de pessoas neste ano, consolidando-se mais uma vez como o estado mais populoso da região Norte, que possui população estimada em 18,9 milhões de pessoas.
A estimativas que são realizadas anualmente servem para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de outros indicadores nacionais e regionais. No levantamento foi apontado que a capital praense, Belém, permanece sendo a líder do estado em população, com 1.506.420 habitantes, seguida pelos demais municípios da Grande Belém. Outras localidades que ganham destaque na projeção são as cidades de Santarém, Marabá, Parauapebas e Cametá. A população paraense representa 4,1% da população do Brasil.
Efeitos da covid-19
O IBGE destacou no anúncio que as Estimativas da População deste ano foram calculadas de acordo com a última revisão das Projeções da População do ano de 2012. Logo, os números não representam os impactos da pandemia da covid-19. ATé o momento, acredita-se que o aumento das mortes e a queda dos nascimentos devem reduzir os totais populacionais em relação aos totais previstos nas projeções utilizadas como base no cálculo das estimativas do ano de 2021.
Fonte: Roma News