A nova etapa da campanha de vacinação contra covid-19 de Ourilândia do Norte, para idosos a partir de 80 anos, encerra nesta sexta (19). É primeira dose do imunizante da universidade de Oxford (Reino Unido) e do laboratório AstraZeneca (Suécia). O cadastro de idosos aptos a essa fase, feito em dezembro de 2020, conta com 166 pessoas.
Para evitar aglomerações do público-alvo, que já está em situação vulnerável para sair de casa, a Prefeitura de Ourilândia, sob a gestão do prefeito Dr. Júlio César (Avante) e do vice Alessandro Machado (Avante), montou um modelo de atendimento drive-thru. Sem filas aglomeradas e sem exposição desnecessária a risco de contaminação. O posto de atendimento drive-thru fica na avenida das Nações, perto da loja O Boticário. Começa às 8h. O uso de máscaras é obrigatório.
Todas as pessoas podem pedir para ver a seringa antes e depois da aplicação, para garantia de imunização, afinal, é direito de idosos estarem acompanhados justamente para conferência de procedimentos. Desde que comunicado previamente ao profissional de saúde, é possível filmar e fotografar o momento, mas não o profissional, caso este não autorize a própria imagem a ser registrada.
Nesta quinta-feira (18), Valdir Rodrigues, de 86 anos, foi um dos vacinados. “Bom. Muito bom. É disso que a gente tava precisando, né? Proteger a vida. A nossa e a dos outros”, disse, saindo mais seguro.
“Iniciamos a nossa campanha de vacinação aos idosos, em modelo de drive-thru, para dar mais comodidade às nossas pessoas, para que não precisem se deslocar às unidades de saúde e se expondo a aglomerações. Assim, a pessoa chega, já é vacinada e segue. Meu muito obrigado ao prefeito Dr. Júlio e ao vice Alessandro por priorizarem a saúde em nosso município. E agradeço aos nossos profissionais de saúde, que têm lutado contra esse vírus incansavelmente”, declarou Janaína Pereira, secretária municipal de Saúde de Ourilândia do Norte.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourilândia)