domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Indicador de Emprego sobe em setembro em sinal de recuperação do mercado de trabalho

Índice que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil teve alta de 0,3 ponto no mês
Foto: Pedro Ventura / Agência Brasil

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira avançou em setembro, indicando manutenção da recuperação gradual do mercado de trabalho brasileiro.

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, teve alta de 0,3 ponto no mês na comparação com agosto, e foi a 87,1 pontos, seu maior nível desde abril de 2019.

“A suave alta em setembro compensa a queda observada no mês anterior e mantém o indicador na trajetória positiva”, disse em nota o economista da FGV Rodolpho Tobler.

“O resultado sugere continuidade da recuperação gradual do mercado de trabalho nos próximos meses, e mostra que ainda há um longo caminho pela frente”, acrescentou.

Por sua vez, o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, recuou 0,6 ponto em setembro, para 92,9 pontos. O comportamento do ICD é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

“Apesar do bom resultado no mês, o patamar elevado do indicador sugere que a melhora na taxa de desemprego deve continuar devagar”, completou Tobler.


A taxa de desemprego do Brasil ficou em 11,8% no trimestre até agosto, quando o emprego sem carteira assinada renovou recorde, de acordo com dados do IBGE.

 

Fonte: Reuters