Indígenas impedem entrada da Força Nacional na aldeia Jatobá, em Ourilândia do Norte

Segundo a liderança indígena, a comunidade Jatobá está abandonada pelo Governo Federal e pelas ONGS.
Foto: Reprodução/Rdes Sociais.

Indígenas da aldeia Jatobá, terra indígena Kayapó, a cerca de 40km do município de Ourilândia do Norte, sul do Pará, liderados por Bepkororoti Kayapó, conhecido como Beto Kayapó, ex-vereador, impediram a entrada de homens da Força Nacional e da Funai na terra indígena, nesta terça-feira (22).

Segundo a liderança indígena, a comunidade Jatobá está abandonada pelo Governo Federal e pelas ONGS.

“Nós sabemos que o garimpo aqui nesta região é ilegal, mas precisamos de algum recurso para nos mantermos dentro de nossa comunidade”, desabafou Beto Kayapó.

Ao todo, cerca de 130 indígenas vivem na comunidade à beira do rio Branco. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Ele ressaltou que, até o momento, não há nada definido pelo Ministério dos Povos Indígenas, Funai e nem pelo Ibama para ajudar os indígenas.

“Por isso, não aceitamos mais a entrada da Força Nacional na terra indígena. Estamos sofrendo, não temos renda. Continuamos esquecidos pelo Governo Federal e pelas ONGS que se dizem protetoras dos povos indígenas”, denunciou.

Homens da Força Nacional e da Funai foram impedidos de entrar na ladeia Jatobá, na Terra Indígena Kayapó, cerca 40km de Ourilândia do Norte. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Ao todo, cerca de 130 indígenas vivem na comunidade à beira do rio Branco.

A equipe de reportagem do Fato Regional entrou em contato com o Governo Federal, por meio da Casa Civil, e aguarda posicionamento.

 


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais