segunda-feira, 6 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Inmet alerta para baixa umidade no sudeste paraense

Alerta meteorológico aponta para grau de perigo à saúde e possibilidade de incêndios florestais
Incêndios florestais são um dos riscos da baixa umidade do ar. (Foto: Arquivo: Semma Santarém / Fotos Públicas)

Pela segunda vez nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz um alerta para a baixa umidade na região sudeste do Pará. Ate o final desta quinta-feira (17), a umidade relativa do ar deve ficar entre 12% e 20%. Isso significa potencial de danos à saúde e incêndios florestais. Essa é uma época em que queimadas são ainda mais perigosas. Mesmo de forma controlada, demandam cuidados essenciais.

No alerta desta quinta, o Inmet recomenda ingestão de muitos líquidos; não fazer atividades físicas, evitar exposição ao sol, sem a devida proteção, em horários de pico; usar hidratantes e umidificar ambientes. A baixa umidade pode, no mínimo, provocar ressecamento de pele e desconforto nos olhos, boca a nariz.

Em caso de desconfortos, sensações de tontura ou desmaios, é importante chamar serviços de urgência e emergência em saúde ou se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Em caso de incêndios, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros Militares (CBM, telefone 193) e a Defesa Civil (pelo telefone 199).

Confira os municípios listados no alerta:


Rio Maria, Santa Maria Das Barreiras, Santana Do Araguaia, Sapucaia, São Félix Do Xingu, Xinguara, Água Azul Do Norte, Bannach, Conceição Do Araguaia, Cumaru Do Norte, Floresta Do Araguaia, Ourilândia Do Norte,
Pau D’Arco, Piçarra e Redenção.

(Victor Furtado, da Redação Fato Regional, com informações do Inmet)