O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo potencial para uma larga região que abrange o sul e sudeste do Pará, englobando os municípios de Marabá, Parauapebas e outros da região do Carajás. O volume de chuvas nesta sexta-feira (22) pode chegar a 50 mm – ou seja, 50 litros de água por metro cúbico.
O volume de chuva por hora pode variar de 20 a 30 mm; para se ter uma ideia, a meteorologista-chefe do Alerta Rio, órgão de monitoramento do tempo da capital carioca, coloca como moderado o regime de chuvas de 5 a 25 mm/hora, e como forte o regime de chuvas de 25 a 50 mm/hora.
O alerta do INMET ainda prevê ventos com velocidade de 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Não apenas no Pará, mas nos estados do Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e no Distrito Federal também foi emitido o alerta.
As recomendações para a população da área em alerta são: evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento por risco de descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e procurar informações junto da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e entidades municipais de segurança.
Fonte: Correio de Carajás