O projeto audiovisual “#Feitiço” realiza, entre os próximos dias 22 de março e 1º de abril, oficinas de cinema on-line com 70% das vagas destinadas para mulheres, sendo uma delas um curso especial para professores de rede púbica do Pará. A atividade é gratuita, porém com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever até 19 de março.
CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO
Ao todo, 60 vagas serão distribuídas igualmente para três cursos e podem ser realizados por todo o público. Os temas das oficinas serão “Linguagem Cinematográfica/Roteiro para a Ficção”, com três encontros, “A Imagem do Cinema”, também com três reuniões, e “Cinema na Sala de Aula”, com uma aula. A ministração das oficinas ficará por conta de Rafael Ferreira, cineasta e realizador de cinema negro, idealizador e mantenedor da TV Caiçara e do Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus e colaborador do projeto “#Feitiço”.
“Serão três cursos. A oficina de roteiro tem como objetivo dar a possibilidade de pessoas, formadas ou não em cinema, criar suas histórias e transformá-las em roteiro cinematógrafo. Já a de imagem vai propor um pensamento sobre como criar boas histórias, a partir da utilização de cor, luz, cenário e outras teorias do cinema atual e passado. Já a oficina ‘Cinema na Sala de Aula’, destinada a educadores, busca atender a nova base curricular da educação, que propõe a utilização do audiovisual no apoio ao aprendizado”, diz Rafael Ferreira.
A realização do projeto “#Feitiço” é possibilitada pelo Edital Aldir Blanc Pará Audiovisual e tem apoio da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, do Governo do Pará e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.
Filme
O “#Feitiço” é uma iniciativa da cineasta e atriz paraense Rosilene Cordeiro, que reuniu uma equipe de profissionais da produção cultural local no projeto. Além das oficinas, um filme será lançado em maio, retratando vivências artísticas, memórias e encantarias da Amazônia, gravado durante dois anos de viagens. Os municípios paraenses Bragança, Parauapebas, Irituia, Capanema, Soure, Ponta de Pedras e quilombos do Tartugueiro e do Santana fazem o cenário da obra também intitulada “#Feitiço”.
O projeto prevê, ainda, a exibição do longa em praças públicas das cidades onde as cenas foram coletadas, que atenderão ao Decreto Estadual de prevenção à covid-19. As datas ainda estão em processo de discussão com as prefeituras locais. “É uma chance de oferecer uma contrapartida a essas comunidades, que nos acolheram”, pontua Rosilene.
O elenco é composto pelos atuantes Denis Bezerra, Francisco Weyl, Mateus Moura e Rubens Santa Brígida.
Mais informações: (91) 983531375
Redes sociais: Facebook Hashtag Fetiço – O Filme
Instagram: @hashtagfeiticoofilme
(Fonte: Assessoria de Comunicação)