“Paricá – territórios em ação”, um novo programa de impacto socioambiental, visa promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira, apoiando projetos e iniciativas que contribuam com a conservação da biodiversidade, a redução da pobreza e a promoção da diversidade e equidade. Numa parceria entre Suzano, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), USAID Brasil e Aliança Bioversity & CIAT, a 1ª edição é focada em 5 municípios do Sudeste do Pará: Abel Figueiredo, São João do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e Dom Eliseu.
“Essa parceria entre PPA e Suzano é muito importante para nós da USAID representa um investimento de grandes empresas que são atores de impacto e reconhecem o seu papel em apoiar o desenvolvimento sustentável da região e da Amazônia. Isso é essencial”, afirma Catherine Hamlin, Diretora de Meio Ambiente USAID Brasil.
ACESSE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O PROGRAMA E SE INSCREVER
Para realizar a inscrição no edital, as organizações privadas sem fins lucrativos devem ser formalizadas há, no mínimo, 2 (dois) anos, com registro legal no Brasil, e estarem alinhadas às políticas da Tese de Desenvolvimento Territorial da PPA e Estratégia de Sustentabilidade da Suzano.
Serão consideradas iniciativas que atendam a um dos eixos temáticos abaixo:
- Eixo 1: Conservação Ambiental e Regeneração de Ecossistemas;
- Eixo 2: Desenvolvimento Econômico Sustentável, Inclusão Social e Redução da Pobreza;
- Eixo 3: Governança Territorial Participativa;
Através dessa união de esforços será possível contribuir para a qualidade de vida, geração de renda e fortalecimento da governança territorial das comunidades, por meio de projetos de capacitação, agroecologia e implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).
“Não tem como lutarmos pela recuperação e manutenção da floresta, sem um cuidado e um olhar voltado para o desenvolvimento das comunidades que aqui habitam. É nossa função como sociedade promover a articulação e união de diversos atores para juntos atuarmos em prol da Amazônia”, explica Giordano Automare, gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.
Ao final do projeto, pretende-se estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável integrado, que possa ser usado como referência para outros parceiros e regiões do Brasil. O período de inscrições do edital segue até 16 de dezembro de 2024, às 23h59 (horário de Brasília). Para mais informações, acesse: ppa.org.br/programa-parica
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a Vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Sobre a USAID
A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia e o desenvolvimento sustentável nos países onde atua.
Sobre a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA)
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade. Saiba mais em ppa.org.br
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- MST ocupa Estrada de Ferro Carajás, em Parauapebas, durante manifestação por reforma agrária
- Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial e parlamentares derrubam decreto em meio a tensões
- Avião de pequeno porte cai em fazenda de Xinguara e piloto morre
- Após incêndio, Daiane Dias, ex-esposa do ‘Homem-Bomba de Brasília’, morre no hospital
- Com ajustes de transparência, STF libera emendas parlamentares apontadas como inconstitucionais
- Energia elétrica volta à bandeira verde em dezembro e conta de luz fica mais barata em todo o Brasil
- Postes quebrados, com risco de queda, preocupam moradores da Ladeira Vermelha, em São Félix do Xingu
- VÍDEO: Homem é baleado, na Havan de Marabá, ao ameaçar ex-companheira com uma faca
- Prefeitura de São Félix do Xingu divulga 4 editais do concurso público, com 450 vagas e salários de até R$ 7 mil
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!