As inscrições para o processo seletivo especial 2020, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram reaberta até 12 de novembro. Quem quiser ser um calouro da instituição, deve fazer a inscrição no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). São 315 vagas de graduação ofertadas pelo programa estadual “Forma Pará”. As provas estão previstas para 13 de dezembro, mas devido o contexto de pandemia de covid-19, a data pode ser alterada. No dia, protocolos rígidos de segurança e saúde serão aplicados.
LEIA MAIS, EM FATO REGIONAL:
Zootecnia da Unifesspa vai preparar profissionais para desenvolver a agropecuária de Ourilândia
As vagas são para os cursos de Ciências Contábeis, em Bom Jesus do Tocantins (50 vagas); Engenharia Florestal, em Tailândia (50 vagas); Administração, em Abel Figueiredo (50 vagas); Pedagogia, em Itupiranga (50 vagas); Medicina Veterinária, em Piçarra (40 vagas); Psicologia, em Jacundá (35 vagas); Zootecnia, em Ourilândia (40 vagas). Em todos os cursos, haverá reserva de vagas para cotas.
As vagas ofertadas são destinadas aos candidatos que concluíram o Ensino Médio (ou equivalente), ou concluirão no ano letivo de 2020, a ser comprovado no ato da Habilitação ao Vínculo Institucional, conforme edital de convocação, que pode ser acessado clicando aqui.
A taxa de inscrição é de R$ 80, mas pode ser isenta ao candidato que, comprovadamente, tenha cursado todo o ensino médio em escola pública e seja cadastrado no CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26/06/2007), devendo indicar qual tipo de cota deseja concorrer.
Todos os cursos são presenciais, em módulos, de forma intensiva, nos regimes regular e intervalar. Os componentes curriculares do regime regular serão ofertados, preferencialmente, nos meses de março a junho, e de agosto a dezembro. Já os regime Intervalar, serão ofertados, preferencialmente, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março e, também, nos meses de julho e agosto.
Processo seletivo terá duas provas em um só dia
A seleção dos candidatos será numa Prova de Conhecimentos, composta de uma prova objetiva e uma prova de redação em Língua Portuguesa. O candidato, obrigatoriamente, realizará a Prova de Conhecimentos no município onde o curso desejado será ofertado. Não há como fazer em outro município.
Na prova, haverá cinco questões para cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Os conteúdos programáticos da prova objetiva estão definidos no Anexo II do Edital. Já a prova de redação em Língua Portuguesa valerá 10 (dez) pontos e consistirá na elaboração de texto com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas. Serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.
Pelo edital, os candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos do ensino médio ou estejam cursando o último ano desse nível de ensino no município/distrito em que o curso está sendo ofertado, receberão um bônus de 10% (dez por cento) sobre a pontuação da Prova de Conhecimentos. Será necessário comprovar essas informações no ato da habilitação ao vínculo institucional.
O ingresso para as turmas de Contábeis, Administração e Pedagogia está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2021. Já para os cursos de Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia o ingresso deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Unifesspa)