Todo mundo sabe que a calçada é local de tráfego de pedestres, não estacionamento para veículos. Por conta disso, internautas entraram em contato com a Redação do Portal Fato Regional e, denunciaram, através de imagens, a conduta imprudente e desrespeitosa de alguns motoristas no município de Ourilândia do Norte, sudeste paraense, na manhã desta quinta-feira (21).
O fato acontece na frente da Escola Municipal Três Poderes, onde o espaço é frequentado por crianças e jovens que aguardam o ônibus para retornarem para suas casas, mas, devido a conduta não permitida por parte de alguns motoristas, eles se arriscam em meio a rua para para pegar o transporte público, uma vez que a calçada virou “estacionamento particular”.
“É um absurdo que isso esteja acontecendo aqui, em frente a uma escola. Nossos filhos tendo que se arriscarem a serem atropelados, porque a calçada que é o espaço deles ficarem, está sendo ocupada por carros. Isso tá errado! Cadê o poder público que não multa e não recolhe esses carros daqui? Precisam fazer algo”, denunciou, revoltado, o morador e pai de um dos alunos, senhor José Carlos Pereira.
Estacionar na calçada
Sabe-se que somente carros oficiais a serviço do poder público como viaturas de Polícia, Agentes de Trânsito podem estacionar na calçada, desde que, o mesmo não impeça o tráfego dos pedestres. Carros particulares são proibidos e devem ser multados por realizar esta prática, uma vez que, a calçada é de uso exclusivo do pedestre.
Afinal, uma via pública urbana é composta pela pista de rolamento, destinada ao trânsito de veículos automotores. A cobrança do valor da multa por estacionar na calçada serve, portanto, para garantir os direitos dos pedestres.
“Todo dia é essa palhaçada na frente da escola, ninguém pode passar, temos que ficar nos arriscando a passar pelo meio da rua, porque alguém resolveu ocupara toda a extensão da calçada para parar seu carro na sombra de uma árvore”, reclama outro internauta que preferiu não se identificar.
Da Redação Fato Regional