sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

IPTU de São Félix do Xingu estará disponível a partir do dia 20, com 40% de desconto à vista

O prefeito Fabrício Batista também alertou que só a partir do dia 20 de janeiro as guias de pagamento estarão disponíveis, somente na Secretaria Municipal da Fazenda. Para quem quiser parcelar, será possível dividir em até 3 vezes sem descontos. A gestão deve entregar um projeto à Câmara Municipal para reduzir o IPTU e alerta para golpes envolvendo o imposto deste ano.
O IPTU é uma importante forma de arrecadação municipal para o desenvolvimento de São Félix do Xingu, sendo revertido em obras e serviços da prefeitura (Foto: Marcelo Seabra / Agência Pará / Arquivo)

A partir do próximo dia 20 de janeiro, os moradores de São Félix do Xingu poderão receber as guias de pagamento do IPTU 2025. Neste ano, a prefeitura está oferecendo um desconto de 40% para quem puder fazer o pagamento à vista, em parcela única. Ou dividir em até 3 vezes, mas no valor integral do imposto. O prefeito Fabrício Batista (Podemos) anunciou projetos para diminuir o tributo e alertou para golpes envolvendo o pagamento.

Fabrício alertou que há um golpe em circulação envolvendo o IPTU 2025, muito semelhante ao golpe do alvará, que ele mesmo denunciou nos últimos dias. Algumas pessoas relataram ter recebido comunicações semelhantes às oficiais, com documentos e logotipos da prefeitura, falando sobre descontos e facilidades para pagar o imposto. Por isso, reforçou que as guias só estarão disponíveis a partir do dia 20, na sede da Semfaz ou canais oficiais do órgão.

“O prédio da Semfaz fica ao lado da sede da Equatorial. Qualquer dúvida, só procurar os nossos servidores que vão orientar. Mas nós, na prefeitura, não vamos ficar enviando documentos com QR Code ou passando chaves Pix para pagamento do IPTU assim. Fique alerta e não caia em golpes. Qualquer coisa, denuncie”, orientou o prefeito Fabrício.

Para o prefeito, a atual carga tributária do IPTU de São Félix do Xingu é alta. E ele afirmou ter solicitado à equipe dele um estudo, que será encaminhado para a Câmara Municipal, para que os vereadores avaliem mudanças na legislação para mudar os valores e formas de pagamento do imposto que é anual e uma parte importante da arrecadação para o tesouro municipal.

“Por enquanto só o que pudemos fazer foi oferecer esses 40% de desconto à vista ou parcelamento em até 3 vezes. Estamos buscando uma forma de mudar isso, para permitir que os nossos cidadãos possam continuar contribuindo, mas de forma mais acessível e ainda tendo recursos para poder viver, produzir e desenvolver a economia, enquanto nós trabalhamos para modificar as ruas e cuidar da nossa cidade”, concluiu Fabrício.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!