O futuro da mineração na Amazônia estará em pauta nos dias 15 e 16 de abril de 2026, durante o IV Congresso Técnico do Simineral, em Belém. O evento reunirá mais de 30 instituições, entre empresas, entidades, especialistas e autoridades, para discutir, com base em dados atualizados, os rumos do setor mineral e sua contribuição para o desenvolvimento regional. O tema deste ano é: “Mineração na Amazônia: dados do setor, liderança sustentável e desenvolvimento regional”.
O congresso traz como um de seus principais eixos a análise estratégica da Carta Santarém, documento que reúne diretrizes para o fortalecimento de uma mineração cada vez mais integrada às demandas da região. Consolidado como um dos principais fóruns técnicos do setor no Brasil, o Congresso do Simineral reúne lideranças e especialistas em uma agenda orientada à construção de soluções consistentes para a mineração na Amazônia.
A proposta do congresso é ampliar o debate técnico sobre produtividade, inovação e eficiência operacional, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso do setor com boas práticas e geração de valor para a sociedade. Para o presidente executivo do Simineral, Emerson Rocha, o encontro consolida um espaço permanente de diálogo qualificado, que chega à sua quarta edição reunindo um número crescente de participantes em busca de soluções e avanços para o setor.
“Em sua quarta edição, o Congresso Técnico do Simineral reafirma a importância de decisões baseadas em dados e na cooperação entre diferentes instituições. O evento reúne mais de 30 organizações e especialistas em torno de uma agenda estratégica, que contribui para o fortalecimento de uma mineração cada vez mais eficiente, sustentável e conectada com as necessidades da Amazônia”, analisa Emerson.
“O Congresso Técnico do Simineral se consolida como o maior encontro técnico de mineração na Amazônia, reunindo empresas, instituições e especialistas em torno de uma agenda estratégica. É um espaço qualificado para o intercâmbio de conhecimento, análise de dados e alinhamento de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento regional com responsabilidade, inovação e visão de longo prazo”, acrescenta o presidente do Conselho Diretor do Simineral, Anderson Baranov
O IV Congresso Técnico do Simineral é promovido pelo Simineral, com apoio institucional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), e conta com o patrocínio de Alcoa, Bemisa, CoreX Cooper Brasil, Ero, G Mining, Norsk Hydro, MRN e Vale.

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!












