sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Janeiro registra 24 horas sem crimes violentos letais no Pará

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), divulgou nesta quarta-feira (25) que o Pará está há 24 horas sem registrar Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Por meio de ações ostensivas e de combate à criminalidade, apoiadas em investigações e atuação constante dos setores de inteligência, o Estado vem garantindo estabilidade nos índices de criminalidade nos últimos quatro anos.

Policiamento constante nas ruas coíbe a criminalidade e oferece mais tranquilidade à população
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

 

Os dados apresentados são referentes ao período entre zero hora de 24 de janeiro a zero hora de 25 janeiro de 2023. Nas primeiras semanas de janeiro, entre os dias 1º e 24, o Pará apresentou queda de 21% nos índices, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado a 2019 houve redução de 52% no mesmo período.

“Conseguimos, ainda no primeiro mês de 2023, alcançar o que chamamos de ‘dia zero’, que é um dia sem registro de crimes violentos letais e intencionais, em todo o Estado. Nos últimos quatro anos alcançamos mais de um dia inteiro sem registro de crimes violentos no Pará. Isso era algo inédito, e até muito difícil de acontecer, quando se compara com a realidade do Estado há alguns anos. A média diária de CVLI no Estado era de 12 por dia até 2018. A partir daí, nós conseguimos baixar para metade essa média, e em 2021 conseguimos apresentar mais de um dia com registro zero de crimes violentos”, informa o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.


Produtividade – O titular da Segup destaca que essa conquista resulta do empenho das forças de segurança, que de forma integrada atuam com estratégias ostensivas e preventivas, mantendo o policiamento nas ruas em horários estratégicos, além da somatória de esforços com as equipes de inteligência, investimentos em equipamentos e capacitação dos agentes de segurança. Todas essas ações vêm contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e mantendo o quadro de estabilidade dos últimos quatro anos.

Ainda segundo o secretário, “sabemos que os desafios são diários, e para isso contamos com o investimento maciço do governo do Estado nas ações de segurança pública e nos seus agentes, que atuam constantemente nas ruas da Região Metropolitana, assim como no interior. Por meio de ações ostensivas e preventivas, somadas a um planejamento estratégico executado com muita responsabilidade e comprometimento, estamos conseguindo manter a estabilidade dos números e combater a criminalidade violenta no nosso território”.

Fonte: Agência Pará