Divulgado na última semana, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no exterior (Encceja Exterior) está com as inscrições abertas até esta sexta-feira (5), por meio deste site. As provas são destinadas a pessoas que buscam certificação do ensino fundamental ou do médio por não terem tido a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada.
Quem estiver interessado em tentar o certificado do ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.
As avaliações serão aplicadas no dia 15 de setembro, em um total de 18 cidades, de 12 países, sendo eles a Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana Francesa, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suriname. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.
Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Os candidatos precisarão acertar a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação para serem aprovados. No caso de aprovação, os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas: o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, enquanto o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. Todos os detalhes podem ser conferidos no edital, disponível neste site.
Serviço:
Concurso do Encceja Exterior
Inscrições: até 05/07, neste site