No dia 25 de junho de 2023, Laudivan Rodrigues Neves, o “Cowboy”, foi esfaqueado, decapitado, teve a cabeça pendurada no portão de uma chácara e o tronco descartado em um poço. O caso ocorreu na vicinal do Matadouro, em Tucumã, no Sul do Pará. Nesta quarta-feira (2), começa o julgamento dos réus desse crime bárbaro: Dejean dos Santos Silva (“Zé Pequeno”), Custódio Filho Santos Silva (“Pelé”) e Francivaldo Ferreira Carvalho (“Laranjinha”).

Foram reservadas duas sessões, o que indica que o julgamento só deve encerrar nesta quinta-feira (3). Pelas investigações da Polícia Civil e segundo a denúncia do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), os réus atuaram juntos no crime, numa emboscada ocorrida na chácara onde Laudivan trabalhava, na vicinal do Matadouro, perto da PA-279. A vítima morava na propriedade rural, onde trabalhava como seleiro.

Pelas investigações, a motivação é de que Laudivan teria dito que um dos suspeitos estaria cometendo furtos na casa dele. Os objetos seriam de baixo valor, como pedaços de corda. Dejean se revoltou e foi ao local para tomar satisfações com a vítima. Francivaldo o acompanhou. Houve briga e foram desferidas várias facadas contra a vítima. Os dois contaram o que ocorreu para Custódio, que segundo a Polícia Civil, deu a ideia de retornar e ocultar o corpo.

Em apenas três dias após o crime, os três homens foram presos. Foi uma intensa investigação, coordenada pelo delegado César Faustino, com apoio da equipe do delegado Raphael Machado, da Superintendência Regional do Alto Xingu. Participaram das diligências os investigadores Brito e Alberto e o escrivão Moia. Na audiência de custódia, Custódio “Pelé” foi liberado e saiu pela porta da frente, mas as equipes seguiram investigando.
O Fato Regional só trabalha com informações oficiais — repassadas por policiais e autoridades públicas ou que constem em boletins e registros oficiais de ocorrência —, respeitando o princípio da presunção de inocência. O espaço para a defesa dos citados em casos policiais, se os advogados ou envolvidos acharem conveniente manifestar-se, sempre será garantido, com amplo direito ao contraditório.
(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- VÍDEO: Em agenda com deputado Passarinho, prefeito Osvaldinho e secretária Janaína conseguem R$ 2,7 milhões em emendas para Xinguara
- Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste registra mais de 4,8 mil atendimentos em 1 ano
- Prefeito Dr. Júlio e vereadores participam de evento na Câmara Municipal de Ourilândia sobre uso de agrotóxicos
- EroBrasil Tucumã participa de evento sobre ESG e Mineração, promovido pelo Simineral, em Belém
- Gestão de Dr. Júlio e Alessandro leva idosos atendidos pelo Cras de Ourilândia para ir à praia em Salinas
- VÍDEO: Câmera flagra momento em que pneu se solta de carro em movimento e quase atinge criança em São Félix do Xingu
- VÍDEO: PF, Exército, Ibama e Força Nacional preparam megaoperação de desintrusão e combate a garimpos em Cumaru do Norte
- Prefeito Nego, governador Helder e vice Hana inauguram creche de tempo integral em Cumaru do Norte e promovem churrasco no dia 2
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!